Páginas

24 de jul. de 2012

O Mundo do Autor Pt. 4

Olá leitores! Como prometido, eu estou de volta com a postagem especial sobre Tale of the Grim Reaper, e, indo direto ao ponto... o Mangá não foi aceito na editora...
Mas como era de se esperar, o editor levantou uma pequena lista de coisas que tornaram o Mangá não-aceitável, uma delas foi realmente a minha arte, acho que não sou bom o bastante.
No entanto, eu tenho a capacidade de aprender rápido com meus erros, e sim, se eu começar a desenhar de novo posso não cemetê-los mais e também posso desenhar melhor que da última vez (o lado bom de ser desenhista é isso, você melhora por vontade e não apenas por treino), quando certas mudanças no roteiro forem confirmadas por mim e por Carlos, o primeiro capítulo será reescrito, e se mesmo assim não aceitarem, ele será reescrito de novo, pois eu não levo desaforo pra casa, e se o que separa meu sonho de uma vidinha normal e comum é um NÃO eu vou fazê-lo se tornar um SIM custe o que custar.



Tale of the Grim Reaper é um mangá Shonen que conta a história de Shadow, um rapaz que se distancia das pessoas por não ser compreendido e subestimado por elas, ele sofre bullyng no colégio e não tem amigos... quer dizer, ele tem um único amigo, Shindo, que curiosamente é o cara mais bonitão e forte do colégio, os dois são tão unidos quanto irmãos e sempre que pode, Shindo salva Shadow de encrencas.
Apesar de tudo isso, Shadow sempre inveja o amigo, desde sua aparência até mesmo sua namorada, Emi, pela qual o garoto é apaixonado.
Durante um período em que Shindo se distancia de todos com quem convive, Shadow começa a desconfiar de algo que o melhor amigo possa estar tramando, mesmo que tenha conhecimento de seus treinamentos intensos e de suas capacidades de combate sobre-humanas. Decidindo segui-lo para ver o que acontece depois da saída do colégio, Shadow descobre que seu camarada se envolveu com algo muito mais do que perigoso e arriscado, algo além da simples compreensão de um estudante do colegial, algo que colocaria não apenas Shindo, mas a si mesmo em um conto escrito pelo próprio Ceifeiro.  


Como eu já disse ha um tempo atrás, a historia teve uma boa recepção, ela é do tipo que começa simples e até mesmo previsível e que depois vai se tornando algo muito maior que tende a crescer cada vez mais.
Durante o processo de criação, eu estive pensando em como seria a aceitação do Mangá praticamente o tempo todo, tenho que admitir que fico triste em pensar que o projeto que me deu mais trabalho tenha sido barrado na editora, quando olho pra trás, não vejo tantas coisas boas que tenha feito, no entanto me sinto feliz ao mesmo tempo, já que esse tiro no escuro que dei errou o alvo, mas pelo menos iluminou o caminho até ele, agora eu só preciso de uma mira a laser.

Enquanto desenhava os personagens andando pra lá e pra cá neste primeiro capítulo, percebi que não estava conseguindo uma boa sincronia entre eles, a história e principalmente os diálogos, o que resultou em algo semelhante a construção do Titanic, ao todo estava tudo sobre controle e muito bonito, mas por dentro a base estava frágil e simples demais, eu ignorei isso e deixei passar, pra minha sorte não afundei junto com o "navio" e agora posso criar outro, desta vez todo em português e sem ter outra HQ como base (me refiro a antiga versão do mangá que eu usava como guia), criando tudo do zero e passando depois para o japonês, desta forma eu posso dar a minha cara para o projeto e desenhar com aquele ar familiar com que costumo fazer.
Entre vários pontos citados pelo editor, um deles foi a falta de atenção que o protagonista (Shadow) recebeu, o que levou a ocultar o mesmo entre os outros dois personagens (Shindo e Emi), isso foi exatamente por causa da base e dos diálogos prontos que usei, foi como desenhar ás cegas, mesmo que eu conhecesse os personagens, não tinha como deixá-los "a vontade" na historia porque não estava controlando as ações deles, apenas tentando adaptá-las.


Então, pessoas, é isso, nós não vamos desistir e muito menos reclamar, isso seria inaceitável. Aguardem mais postagens deste tipo, mas não agora, o processo para refazer o primeiro capítulo vai demorar, então estarei em silêncio sobre o Mangá até lá. 


Em breve eu volto com outra postagem normal, uma boa semana a todos ^^ se cuidem





23 de jul. de 2012

Slender...


Slender Man ou "Homem Esguio" para leigos, é uma creepypasta criada no fórum americano http://www.somethingawful.com/ em um concurso de photoshop chamado "paranormal creatures" e se trata de uma criatura descrita como um tipo de humanoide alto e magro que usa um terno negro e possui um rosto sem feições. De acordo com a lenda, ele pode esticar seus membros a distâncias inumanas e possui vários "tentáculos" negros que saem de suas costas que servem para paralisar e hipnotizar suas vítimas.
De acordo com as lendas, Slender Man gosta de capturar crianças ou pessoas que exercem grande fascínio sobre sua figura. A ideia do concurso era alterar uma foto de aparência normal com manipulação digital, tornando-a bizarra e/ou assustadora. Uma lenda foi criada dizendo que crianças que estavam presentes na foto em que o Slender Man aparecia no fundo desapareceram misteriosamente.
Como toda boa lenda urbana, não tardou a ocorrerem boatos de avistamentos na vida real, muitos deles descrevendo Slender em lugares com neblinas densas ou florestas de grandes extensões.
Aparentemente, a lenda ficou muito mais famosa do que esperado, pois logo logo começou a surgir várias diversificações da lenda, fanarts, jogos e até mesmo mockumentaries no youtube retratando a figura estranha. Tenho que admitir que eu mesmo possuo um estranho fascínio sobre a criatura e sempre achei que ela daria um bom filme de terror. 
Enfim, agora vou falar um pouco da minha web-series favorita que se chama Marble Hornets, que conta a história de Jay, um estudante de cinema que possui um amigo chamado Alex que estava trabalhando em seu primeiro longa metragem. Alex some depois de um tempo e Jay decidi visitar seu amigo em resposta do súbito sumiço dele. Alex responde vagamente e entrega todas as suas fitas de seu projeto intitulado Marble Hornets para Jay, dizendo que nunca mais quer ver aquilo novamente. Jay então, decidi analizar as fitas sem fazer ideia no que iria se meter. Lógico que ela é sobre o Slender. Os vídeos são postados no canal do youtube gradativamente, e nunca foi mencionado que era fake. Isso pra mim é o charme da série. Vou postar aqui o primeiro entry pra quem quiser ver, mas vou avisando que não tem legenda e é preciso entender inglês perfeitamente para entender. Esse é só uma introdução, a história começa de verdade no Entry #1, todos os vídeos pode ser localizados no canal oficial da série.


A série já possui mais de 60 vídeo e não tenho idéia de quando vai acabar, alguns são bem curtos e outros já são mais longuinhos, podendo atingir até 10:00 min ou mais. Também foi lançando um joguinho chamado Slender em que é possível fazer o download de graça no baixaiki http://www.baixaki.com.br/download/slender.htm

Eu  tenho que admitir que existem várias creepypastas idiotas (acho eu por culpa da modinha que isso se tornou) mas tem algumas que como a de Slender Man, que são realmente interessantes de se pesquisar. Talvez eu até faça outro post sobre isso. Enfim espero que o post tenha ficado bom.




20 de jul. de 2012

O Rock é do Diabo? Sem Problemas, se o Derrotarmos Podemos Pegá-lo só pra Gente

Olá a todos, espero que estejam muito bem, dia 23/07 (segunda feira) finalmente ficarei sabendo o que a Shonen Jump achou do mangá que eu estive desenhando estes meses, (e que meses demorados, diga-se de passagem) se tudo der certo, eu e meu chapa Carlos vamos ter nosso primeiro trabalho publicado no Japão, mas mesmo que eles não gostem, eu prometo que semana que vem farei uma postagem falando sobre nosso projeto Tale of the Grim Reaper e postarei algumas imagens da nova versão feita por mim.

O post de hoje é sobre um velho filme de comédia do qual todo bom rockeiro (ou não) já deve ter visto e provavelmente dado muita risada.


                   TENACIOUS D: THE PICK OF DESTINY / UMA DUPLA INFERNAL






OK, acho que muitos ja assistiram algum filme que tivesse o Jack Black no elenco, ele é um ator bem carismático, com uma voz bem bacana (o dublador brasileiro dele também é ótimo) da qual emprestou para "Po" o panda de Kung Fu Panda.

Jack também é o vocalista-guitarrista/violonista de sua banda Tenacious D, que tem como único membro oficial (além dele mesmo, é claro) seu grande amigo Kyle Gass (vocalista-guitarrista/violonista... WTF), sendo que todo o resto da banda é contratado.
Em 2006, o filme da banda entrou em cartaz nos cinemas americanos e provavelmente foi lançado diretamente em DVD aqui no Brasil.
Antes de mais nada, é bom ressaltar que parte da trama mostrada no filme (de preferencia o que é mais facil de se acreditar) é baseada de fato na história real da banda.

Jack é um garoto gordo e porra-louca que vive deslocadamente com sua família religiosa, o que significa que seu gosto por Rock'n Roll é visto com maus olhos.
A trama começa com Jack cantando um som completamente sujo e obsceno para seus pais e seu irmão na hora do jantar, resultando em um castigo clássico dos pais americanos (sem telefone, sem TV, sem Posters de bandas etc.), Durante uma oração para o Poster do mítico Ronnie James Dio (curiosamente o único que sobrou), Jack vê a imagem de seu ídolo se mover e lhe revelar uma grande profecia. Completamente inspirado e cheio de coragem, o garoto foge de sua casa e parte em uma jornada em busca de alguém que o ensine o verdadeiro Rock'n Roll.
Alguns anos mais tarde (não me pergunte como), Jack, agora um adulto chega em Hollywood e durante uma passeata acaba se esbarrando com Kyle Gass, que trabalha de músico de rua para conseguir alguns trocados. Jack fica impressionado com a performance do homem com o violão e começa a acompanhá-lo.
Conversa vai, conversa vem, os dois acabam descobrindo que tem uma marca de nascença semelhante, só que em nádegas diferentes, e ao juntá-las (sim isso mesmo) as marcas (que se parece com uma tatuagem) formam a palavra Tenacious D, então os dois acreditam que devem criar uma banda com esse nome e decidem tentar se tornar músicos famosos, mesmo que não tenham praticamente talento nenhum.
Vendo algumas revistas antigas, Jack percebe que todos os grandes Rockeiros que conseguiram entrar para o Hall da Fama usavam a mesma palheta, o que gera uma grande dúvida- seria possível que o Rock'n Roll apenas surtiu efeito por causa de um objeto mistico usado por certos "gênios" da historia da música?-
Jack e Kyle vão descobrir.

Cogumelos!!...


Não é o segredo do Rock, mas com certeza é a fórmula do filme. Nada parece ter sentido, a realidade e a ficção se misturam de forma tão descarada e cínica que é impossível não se deixar levar pela receita repleta de "orégano" do longa. Os dois protagonistas conseguem ser extremamente carismáticos, e como eles são amigos na vida real também a sincronia entre os dois fica muito bem interpretada ao longo da história.
É curioso ver que, mesmo que Jack Black e Kyle Gass sejam mostrados como músicos ruins, a trilha sonora do filme é simplesmente demais, claro que toda feita pela "dupla infernal".
No final das contas, Tenacious D: The Pick of Destiny é um filme que não passa uma lição de moral nem boa nem má, sendo classificado apenas como besteirol, pois até mesmo os pontos que deveriam ser fortes acabam resultando em palhaçada depois. Por isso eu o recomendo para quem quer apenas dar boas risadas, ouvir boas músicas e ver o grande Ronnie James Dio demonstrando todo seu poder vocal em uma cena memorável... R.I.P Dio.


Para terminar o post, deixo aqui a música Kickapoo que praticamente abre o filme e conta com a já mencionada cena de Dio, até a próxima.


       

16 de jul. de 2012

Água, Terra, Fogo, Ar... Desprezo?

Olá meus caros errantes (ou não) leitores, hoje me deu vontade de falar de um desenho (Anime, tanto faz), que passou há alguns anos na globo e também já foi um trunfo para a Nickelodeon na TV a cabo. E é claro que estou falando de Avatar: Alenda de Aang/The Last Airbander.

Uma das coisas que mais me irritam na internet é ficar lendo comentários escrotos de pessoas se lamentando  que os desenhos de hoje não são mais tão bons quanto antigamente, isso faz com que esta postagem não seja exatamente sobre Avatar, ela pode servir para falar de modo geral sobre como desenhos bons ainda circulam por aí e a maioria não faz a menor ideia que existam ou simplesmente detona.

Os desenhos de hoje estão em decadência, isso é fato, mas esta é uma verdade que abrange apenas o mundo dos cartoons, pois tanto séries animadas quanto longa metragens com Super-Heróis e afins sempre pipocam por aí, o problema é que o nosso público perde mais tempo reclamando sobre o que já passou que não consegue nem mesmo olhar para o que seria interessante passar.

Avatar: The Last Airbander é uma das melhores animações que existem, e esta afirmação apesar de parecer exagerada da minha parte é a melhor que consigo encontrar para esta série. Juntemos alguns fatos importantes que contribuem para isso:

*Personagens diferenciados, tanto no caráter quanto na aparência e filosofia de vida;
*Uma trama simples mas envolvente, que não se prende a um motivo tolo e batido, não tenta popularizar estilos diferenciados, tudo se passa de forma natural e ainda sim nos mostra um grande conflito envolvendo governo e opressão;
*Tem um humor extraordinariamente original, sem apelações e sem forçar a barra;
*Cada personagem cresce de alguma forma diferente, sem exageros e sem precisar adquirir poderes novos para se sentirem mais capazes (mesmo que consequentemente acabem adquirindo);
*Passa muitas belas lições de respeito, trabalho em equipe, amizade, força de vontade e caráter sem forçar para o lado emocional.

Eu poderia citar uma lista com mais itens aqui, mas acho que não é necessário. Quando eu assistia esta série, eu realmente vibrava durante as lutas, aprendia um bocado com os personagens e me maravilhava o tempo todo com a genuinidade dos cenários. Conheci muitas pessoas que gostavam da mesma forma que eu, mas depois que Avatar acabou, a maioria parece simplesmente ter esquecido de como foi legal.
O grande problema nisso é que não são os desenhos atuais que estão ruins, pelo contrário, existem séries tão boas atualmente quanto as que passavam no final da década de 80 e durante a de 90, mas todos estão tão apegados a elas que esquecem de dar uma chance ao que pode ser um grande sucesso aqui no Brasil. Certo dia eu estava comentando com um amigo meu que o Anime que mais chegou perto de Dragon Ball Z em questão de lutas foi o Bleach, meu amigo concordou, mas disse que Bleach nunca chegaria aos pés de Dragon Ball Z porque não tem personagens tão carismáticos. Mas ele tem razão, não é?... Claro... QUE NÃO!!!!

E por que eu afirmo isso também? Simples, porque Dragon Ball Z não tem nada além de visual, os personagens não só são extremamente rasos como também se tornam inúteis a cada saga, depositando sua fé e esperança nas costas de um único homem, do qual não parece estar nem aí com o futuro de p**ra nenhuma, mas sim fazendo o que qualquer um com tais poderes faria pela Terra. Super, mega fãs de DB me desculpem, este Anime fez a minha infância também e eu devo muito a ele, tanto que fiz uma homenagem no blog. Mas essa é uma verdade que a maioria omite ou simplesmente nunca se deu conta, se você não está convencido disso, pare e reflita sobre estes fatos:... por que tudo em DBZ é tratado de forma tão vulgar? Desde a morte de pessoas comuns até a de personagens importantes e a destruição de um planeta inteiro para que depois tudo seja trazido de volta por um desejo, por que todos os vilões tem planos e objetivos semelhantes e obtusos? Por que... ah esquece, não é pra isso que fiz o post, mas o que quero dizer é que DBZ não é melhor que Bleach e nem vice e versa, mas Dragon Ball Z não ganha pontos por mostrar homens bombados atirando massas de Ki para fazer uso de toda sua "*odeza" salvando um mundo onde só algumas cidades são mostradas e todas as pessoas que aparecem são as mais imbecis e vazias possíveis.
Apenas para parar de falar de Dragon Ball.... Akira Toriyama, escreveu diversos mangás, e eu posso perceber com uma grande facilidade que o foco do autor sempre foi o humor, quando a primeira parte de DB ainda passava na TV eu podia perceber que Goku, apesar de pequeno tinha muito mais personalidade e objetividade do que sua versão adulta das sagas Z e GT, provavelmente por insistência da editora e dos fãs, Toriyama transformou sua divertida aventura por um mundo cômico atrás das sete esferas em uma ladainha repetitiva de "vilão do MAU tentando dominar o mundo" e "guerreiro aposentado (sim, porque ele até se casou com a mulher mais insuportável da face da terra e constituiu família) tentando aumentar o poder para deter o MAU e salvar a humanidade..." again, and again, and again...

Minha infância a parte, não gosto de me queixar do que aparece de novo, mas como disse antes, os cartoons sofreram demais com essa modernização das coisas, eu pessoalmente fico triste de ver as versões mais atuais de Tom & Jerry ou Pica-Pau. Parece que toda a malícia do desenho foi drenada, os  personagens se tornam vazios, chegando a parecer palhaços que levam a mais ridícula pancada apenas para fazer o mais discreto grupo de crianças bobas darem pequenos sorrisos.


Os canais de TV atualmente tem deixado de lado o entretenimento para o público infantil, consequentemente as animações que sempre agradaram aos de idade mais avançada acabam sendo cortadas sem dó nem piedade. Mas isto, em grande parte também é culpa do pessoal que reclama demais. Nós podemos chegar a uma conclusão de que, enquanto houver internet, boa parte das coisas que fizeram nossa infância ainda estarão disponíveis para serem revistas e nos proporcionar aquela nostalgia maravilhosa, claro que não é a mesma coisa que assistir na Televisão, mas mesmo assim é ter o conteúdo ali, pronto para ser assistido.
Será que aqui, no nosso país, um remake de Thundercats (ou até mesmo um reprise do original) conseguiria uma audiência parecida com a de épocas remotas? Quem assistiria? As crianças de hoje em dia estão acostumadas com outros padrões de animações e o pessoal que sente tantas saudades está trabalhando, cursando ou os dois em períodos proporcionais. Por isso emissora nenhuma vai se dar ao trabalho de tentar resgatar algo que tenha se tornado relíquia  e pela falta de interesse dos mais jovens de agora, as programações da TV aberta estão cada vez mais fracas e as da TV a Cabo cada vez mais limitadas a seriados bobos (nem todos), cartoons extremamente sem sal e animes mal dublados.

Mas mesmo assim... e quando surge uma série como Avatar? A maioria ignora, dizem que não é tão bom quanto "qualquer outra coisa que passava na década retrasada", e ainda existem os pais que dizem que por envolver batalhas violentas, o desenho se torna impróprio para menores, ignorando qualquer lição de carácter que aquilo possa ensinar. Com isso é mais um ponto negativo que a animação recebe, e por isso não se acha mais entretenimento de qualidade na Televisão... além de certos programas de humor, mas isso é uma outra história.

Para encerrar o post, apenas avisando (como se ninguém soubesse) que não vai tardar muito para a Nickelodeon lançar a continuação de Avatar, desta vez intitulado a Lenda de Korra, é uma sequela diferente da animação original, eu vi alguns trailers e a proposta realmente me empolgou, agora... se a TV brasileira, tanto aberta quanto a cabo (da qual tenho quase certeza) passarem essa série e mais uma vez for mais um desenho esquecido... bom, aí minhas palavras serão apenas confirmadas, mesmo que isso não dependa dos marmanjos que podem assistir online mais tarde, mas sim do pessoal que chega da escola e senta na frente da TV enquanto espera o almoço.