Páginas

30 de jan. de 2013

Terror Bonitinho, o Que Não Necessariamente o Torna Leve

   Ultimamente, tenho reparado uma nova "moda" entre os jogos de terror. Praticamente uma mistura de horror, anime e RPG maker que não possuem um nome específico ainda, mas tenho certeza que vão inventar algum apelido quando essa onda realmente "pegar". Provavelmente popularizados pelo Youtube Gamer, Pewdiepie, dono de um dos canais com mais subscribers no youtube (passando da faixa dos 4 milhões atualmente), esses jogos possuem algo em comum (mesmo sendo produzidos por equipes diferentes), o que os tornam possíveis de serem categorizados como um tipo específico de horror game (que como citei acima, não possui um nome definitivo, mas marquem minhas palavras, logo logo inventam um). Pois bem, hoje vou falar sobre alguns deles, os que mais fizeram sucesso.
   Não quero ensebar demais sobre cada jogo pra não deixar este post monótono demais. Vou começar com Ib, que para mim é o melhor de todos. Ib conta a história de uma menina de nove anos (chamada Ib) que se perde no museu, que se transforma de uma maneira assombrosa. No caminho, Ib conhece o enigmático Garry, os dois criam uma amizade que se torna necessária para possibilitar os dois de saírem daquele pesadelo. Meu aspecto favorito do jogo são os personagens, como Garry, que desenvolve uma afeição protetora em relação a Ib. 


 O próximo da lista é The Witch's House, provavelmente esse é o que mais faz sucesso atualmente. Acho que pelo fato de ele se parecer com um conto de fadas macabro e você poder morrer de diversas maneiras. Esse provavelmente é o que possui os puzzles mais divertidos. Conta a história de uma menina chamada Viola que encontra uma casa bizarra no meio de uma floresta. Não é surpresa dizer que essa casa possui muitos perigos e mistérios e que o jogador vai precisar de muita astúcia para poder sair de inferno.
Agora vou falar de um mais recente que se parece mais com Witch's House do que com Ib. Ele se chama Mad Father. Este narra a história de Aya, uma garota cuja mãe é falecida e que mora com seu pai e sua ajudante em uma enorme mansão. O que Aya não sabe, é que o seu pai esconde um mórbido segredo. Ele atrai diversas pessoas para a mansão, com as quais realiza as mais sádicas experiências científicas. No jogo, Aya sai em uma busca para descobrir a verdade sobre o seu pai,  se encontrando com os mais diversos e peculiares personagens. Lembrando que tudo isso se passa dentro da enigmática mansão.


   É claro que existem outros jogos deste estilo, mas gostaria mesmo de citar estes três, que para mim, são os que mais chegam perto de definir este novo gênero de terror. Pelo fato de possuírem garotas como protagonistas, puzzles bem bolados, mortes bizarras e vário finais diferentes. O legal é que com uma rápida pesquisa no google, vocês podem achar os três para baixar gratuitamente. Então se você é fã de RPGs e animes de terror, estes jogos são uma boa pedida.





O

15 de jan. de 2013

Lendários E Quase Anônimos

Olá leitores queridos! Estou de volta com a primeira postagem relevante de 2013, e com um bom-humor renovado vou começar fazendo uma lista!
Não é um top, é apenas uma lista, nela vão estar grandes mangakás que foram escolhidos por mim como uns dos melhores desenhistas do gênero de HQ mais querido do oriente.
Lembrando que todos os nomes postados aqui foram escolhidos por mim, portanto não significa que você precise concordar com nenhum deles aqui, eu escolhi levando em conta também apenas seus traços pois se fosse levar em conta roteiro e personagens eu teria de passar noites filtrando essa lista.

Começando então com Tetsuo Hara, desenhista de Hokuto no Ken. Hara tem um traçado totalmente carregado, o que lhe dá a habilidade de criar personagens masculinos terrivelmente feios e ameaçadores, tendo seu principal trabalho em uma história que transborda testosterona. As hachuras (linhas escuras usadas para criar sombra) são com certeza seu ponto mais forte (aliás, vai ser o ponto forte de muitos dessa lista), ele consegue destacar absolutamente qualquer coisa em seus desenhos com o sombreado. Mesmo com seu traçado mais retrô, posso afirmar com toda a certeza que ele é um dos mestres que mais respeito e admiro, tanto por desenhar que nem um monstro quanto por criar um dos poucos mangás 100% sem frescura que eu conheço, e, pode ter certeza isso é uma grande proeza... pensando bem... seria bom se de repente mais mangás assim surgissem e tomassem o lugar dos heróis andrógenos e delicados que ficam cada vez mais comuns no Japão.
Lembrando que Hokuto no Ken é um mangá seinen, o que significa que sua faixa etária é para maiores de 16, logo, não é o tipo de trabalho que tem uma série exibida no Sábado Animado.

_________________________________________________________________________________

O próximo da lista é Hiroya Oku (que coisa feia servidor!), mundialmente famoso graças ao seu mangá escatológico e pervertido Gantz. Oku teve... Hiroya teve a brilhante idéia de fazer cenários em computação gráfica para depois inserir seus personagens feitos a mão no quadro, parece que ele tem uma facilidade que a maioria não tem, mas na verdade é muito mais difícil fazer cenários em um modelo 3D em um PC. A grande diferença geral no trabalho de Hiroya é que ele é o ÚNICO que consegue fazer seus desenhos se parecerem com fotos quando vistos de longe ou rapidamente, seus personagens com proporções mais humanas (OK, as mulheres que o cara desenha tem proporções inumanas, mas eu vou ignorar isso, em agradecimento por ele te-las criado).

_________________________________________________________________________________

Certo, eu juro que pensei muito antes de colocar Megumu Okada aqui, isso porque ele tem o hábito de desenhar os personagens dele da última forma como eu ousaria desenhar os meus, totalmente anorexos, com olhos tão brilhantes que parecem estar constantemente fazendo a viagem astral, tão frágeis que parecem que vão quebrar com o peso das roupas e consequentemente afeminados ao ponto em que você não sabe mais se são homem, mulher ou criança.
Mas então se eu detesto tanto assim seus desenhos, porque afinal de contas coloquei ele na lista? Você deve estar perguntando.
Lembra que eu disse que vou avaliar por habilidade no traço e não por personagens ou história? Então. Okada desenhou (mas não terminou) a Saga G dos Cavaleiros do Zodíaco (que cá entre nós, tem uma historia muito melhor do que a trama principal), e é nesse mangá que conseguimos ver... (clique na imagem do mangá e veja ela maior)
O cara é praticamente um deus dos desenhos! Eu simplesmente não consigo descrever como são bonitos os cenários que Okada desenha, não apenas isso, as armaduras também, o efeito de luz, tudo. E graças a uma técnica chamada Hiper-Detalhismo.

_________________________________________________________________________________

Agora vou falar de Hiroaki Samura (não encontrei foto), conhecido por seu grande trabalho Blade-A Lâmina do Imortal.
Hiraoki consegue se destacar por sua simplicidade na escolha das técnicas, ele usa apenas hachuras para sombrear as páginas, representar movimento e criar texturas, se procurar pelo nome dele ou de alguns de seus mangás no google vai presenciar um show de técnica e arte sanguinolenta de suas obras, provavelmente um dos mangás que mais passam a sensação de dor e decadência de seus personagens é Blade, cada ferimento ou mutilação é feito de uma forma absurdamente realista, suas páginas-duplas são tão bem detalhadas que queremos arrancá-las e transformar e posters, e como não poderia deixar de destacar, as expressões de seus  personagens são provavelmente as mais realistas que já vi em um mangá.

_________________________________________________________________________________
       
Masashi Tanaka criou Gon. O que mais dizer? Tenho vontade de colocar todas as imagens de Gon feitas por ele que encontrei no google aqui nessa postagem.
Tanaka é o maior mestre de hachuras do qual eu já ouvi falar. Todo o seu trabalho são hachuras.
Seus mangás geralmente mostram formas realistas e totalmente convincentes que mesmo sendo mudas conseguem passar mais informação do que amontoados de falas, tanto que seu pequeno dinossauro/dragão Gon foi um dos personagens convidados de Tekken 3 do Play Station 1(aaaahhhhhh bons tempos em que se podia peidar e cuspir fogo no calcanhar de seus adversários).
O que mais impressiona é que a cada quadrinho ficamos imaginando quanto tempo ele levou para desenhar tudo, e como ele conseguiu colocar um bicho tão surreal quanto um dinossauro anão cabeçudo interagindo com animais existentes do nosso mundo sem parecer tosco.

_________________________________________________________________________________
            
                                                                                     
E então eu falo dele, Katsuhiro Otomo, criador de AKIRA e o autor que eu mais pago pau sem ter medo de ser feliz, provavelmente ele, Masashi Tanaka e Megumu Okada são (até agora) os autores hiper-detalhistas da lista. Cada pedacinho de Neo-Tóquio e posteriormente de suas ruínas foi desenhado a mão, as feições exageradas de seus personagens, os movimentos e tudo aquilo que viriam a chamar de futurista-realista mais tarde.
Não há tanto para se falar do de Otomo, praticamente todos os seus trabalhos obtiveram sucesso, curiosamente seus desenhos são carregados, porém de uma forma diferente, pois ele não abusa das hachuras e muito menos das retículas, todo o desenho é feito de linhas brancas e pretas e nada mais além disso e talvez esse seja o segredo de seus quadrinhos cheios de ação e correria e mesmo assim de uma interpretação fácil.     

_________________________________________________________________________________

E, por último, Kentaro Miura, famoso graças ao seu sucesso Berserk.
Miura consegue ser de tudo um pouco, e como consegue.
Seu estilo era considerado a frente de seu tempo e com certeza era tão denso e detalhado que lhe garantiu em vários tops tanto relevantes quanto amadores o título de melhor desenhista de mangá do mundo, de certa forma eu deixei ele por último como um meio de dar mais destaque  mesmo.
Seus desenhos são forrados de hachuras assim como os do Masashi Tanaka, porém menos realistas. Miura é conhecido também por criar os demônios mais bizarros e hediondos dos quadrinhos, Berserk tem tudo de melhor que o autor podia fazer, desde desenhos brutais e/ou lindos até uma historia fulminante que se desenrola da forma mais imprevisível possível.
Outro ponto característico forte em seu trabalho é a frequência de cenas cheias a ponto de travar o cérebro de quem está lendo. Sério, você precisa de um certo tempo para digerir tudo e ainda perde mais um tempo boquiaberto com a arte final.

_________________________________________________________________________________

Kouta Hirano quase se tornou uma menção honrosa aqui, mas cheguei a conclusão de que não há motivos para isso, pois seus desenhos são simplesmente... hum.... CABULOSOS.
Ah qual é! O cara criou Hellsing, e eu amo Hellsing como minha vida!
Personagens desproporcionais, sangue desproporcional, armas desproporcionais e uma historia quase que conceitual, isso é Hellsing e praticamente enquadra tudo o que Hirano gosta de fazer, e, meu deus eu realmente admiro isso. Todo o sombreado, as roupas manchadas de sangue e as sombras em formato de gavinha retorcida tornam os traçados desse gordinho um dos melhores que eu já vi. 

_________________________________________________________________________________

Então pessoal, isso é tudo, espero que tenham gostado do post, ele foi meio cansativo de se fazer por conta das imagens que tive que ficar procurando, mas no final estou bem satisfeito com o resultado.
Até a próxima.




















  



  

3 de jan. de 2013

Um Novo Começo Mais Uma Vez Novamente De Novo


O ANO ACABÔ. EU NUM MORRI. SOBREVIVI A MUITA MERDA E MUITA MERDA ESTÁ POR VIR.

Olá meus queridos leitores, como estão vocês? Eu queria fazer uma postagem especial de ano novo, mas confesso que não me passou nada pela cabeça :(
Sei lá, acho que podia ter feito uma postagem especial sobre Muppets, mas não ia ficar legal como abertura de 2013. Por isso decidi apenas falar, falar e falar... isso provavelmente vai sair bem pessoal, pode pular logo para o último parágrafo eu não ligo ^.0

Não sei se é porque deixei de ser criança há uma vida de diferença, mas quase todas as coisas que eu gostava em tempos de comemoração acabaram perdendo a magia, o Carnaval nunca foi lá alguma coisa relevante, a menos que você goste de sambar ou bancar o macho-alfa assistindo desfiles chatos só pra ver as "gostosas" sambarem, mesmo que possa ter toda a pornografia do mundo apenas navegando pela internet. A páscoa se tornou pra mim apenas uma desculpa para comer mais chocolate do que o normal, como sou ateu, o fato de representar a ressurreição de Cristo não significa nada pra mim (aliás, Natal e Páscoa deixaram de representar Jesus Cristo há mais de séculos para darem lugar ao consumismo desenfreado).
 Depois da Páscoa, o que resta ao longo do ano é simplesmente o mesmo feriado que é repetido freneticamente, mudando apenas de nome, afinal de contas ninguém liga pra saber quem é o santo ou visionário responsável pelo seu dia de folga (isso foi sarcasmo... não queria ter que avisar mas, vai saber né...). O Natal ainda é uma data importante para mim, afinal de contas as pessoas estão mais gentis e boas (só em algumas partes do mundo... ou do meu bairro) nessa época sempre paira no ar um clima mais nobre (falso, porém reconfortante), atualmente eu não ligo mais para os presentes, tudo o que ganho, por mais útil que seja não me faz ficar alegre e saltitante como certas pessoas ou como eu mesmo costumava ficar.
Depois o ano finalmente acaba, e eu posso observar os belos fogos-de-artifício cortando o céu como maravilhosos disparos de mágica, e então os inevitáveis pensamentos sobre o futuro começam, junto com leves balbuciados de "feliz ano novo, seja onde você estiver agora" que fazemos para pessoas que estão fora dos limites de nossas palavras ou em dimensões onde a TIM não cobre.

O que eu espero de 2013?
Bom, antes é melhor eu tentar me lembrar do que realmente esperava de 2012, fora o fim do mundo (sério... só eu fiquei triste do mundo não acabar?) que todos sabíamos no fundo que não ia acabar coisa nenhuma. Eu queria ser reconhecido como um desenhista, prometi desenhar além da conta, disse que tentaria emagrecer, comecei a prestar mais atenção nas pessoas e sempre esperei que 2012 fosse o ano em que ficaria bem comigo mesmo (isso não é tão pessoal quanto parece, acreditem).
Sabe... eu consegui cumprir algumas dessas coisas, meio que na sorte, mas consegui. Não me senti realizado e nem mesmo satisfeito o suficiente com elas, isso porque no final eu não esperava tanto de mim mesmo nesse ano que passou. Por que será?
Não posso prometer nada para 2013 exatamente porque não estou com a corda toda, pra falar a verdade tudo parece estar se movendo a passos muito curtos, é como se antes o que estava muito claro no fim da estrada de repente se tornasse meio desfocado, não tem haver com meus sonhos apenas na consistência deles. 2013 está de portas abertas pra mim, mas será que não vai ser como 2012? Acho que sou eu que garanto isso... nah!

Mas o verdadeiro sentido de eu ter feito este post  é para desejar um ano enérgico para vocês, afinal de contas este blog é feito para a diversão e entretenimento, uma excelente terapia pra mim e algum motivo para quem lê ver um ponto de vista meio diferente das coisas. Um ano novo é sempre mais uma chance para fazer tudo diferente, tanto pra mim quanto pra vocês, por isso estou desejando um feliz-ano-novo (meio atrasado) para todos que leem o blog e esperem grandes postagens também, provavelmente mais sobre filmes do que sobre desenhos.

Até mais! Longa vida ao Guardião.