Páginas

Mostrando postagens com marcador Desenhos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Desenhos. Mostrar todas as postagens

22 de out. de 2012

Agora é hora de?

   Cara, quanto tempo eu não posto nada, crise de inspiração tava meio tensa ultimamente. Enfim, ninguém está aqui pra ouvir falar dos meu problemas ínfimos, vamos falar de uma coisa beeeem mais interessante. Ela se chama: "O desenho que veio para salvar a cartoon network de se destruir completamente"... Ok, esse não é o nome verdadeiro dele, mas digo isso porque nos últimos anos eu vejo tanto desenho ruim na cartoon que tudo o que posso fazer é lamentar de como a época de ouro dela se foi. (Não tenho tooncast na minha tv).


   Enfim, o desenho está fazendo bastante sucesso ultimamente e se chama Hora de Aventura. Conta a história de Finn, que é o único humano vivo em um mundo pós-apocalíptico devido um evento chamado Guerra dos Cogumelos chamado Terra de Ooo que mora com seu amigo, o cachorro Jake. Jake tem poderes e fala. Sim, isso mesmo. É um desenho animado caramba, o que você esperava?
   Pelo que mostrou até agora, Finn é o único humano vivo, dividindo Ooo com várias criaturas peculiares, como ogros, lobisomens, doces falantes e vários tipos de princesas diferentes. Como todo bom desenho animado, existe um vilão. Este é Rei Gelado que é praticamente um mago solitário e sociopata que mora no Reino gelado com seus pinguins. Este gosta de capturar princesas forçando-as a se casar com ele. Cabe a Finn e Jake, nossos heróis, resgatá-las. 
   Até aí você fica se imaginando o que esse desenho tem de tão especial. Eu respondo: Muitas coisas. Diferente de vários desenhos de hoje, Hora de Aventura consegue ser bobo e engraçado ao mesmo tempo, além de possuir histórias bem boladas que podem afetar episódios futuros e ainda por cima nos surpreende com episódios que mesclam terror e drama. 
   Outro fato interessante, foi que Hora de Aventura desenvolveu um tipo "Cult following" após ficar famoso entre adolescentes e adultos. Acho que isso se deve ao fato do aspecto que eu citei acima. Realmente, alguns episódios surpreendem por possuir assuntos em que você sempre pensa: "Isso não é exatamente recomendado pra crianças."
   Outra coisa que tenho que comentar que foi um alívio para minha visão. O desenho possui traços lindos, originais e detalhados. Diferente desses desenhos modernos que o uso de CG e formas geométricas deixam tudo parecendo amador ou que foi desenhado por uma criança de dez anos (Phineas e Ferb coff coff). Tá aqui a casa deles como exemplo:    


   Bem legal, não é? Agora vamos falar dos personagens. Hora de Aventura possui uma coleção bem... diferente. Vamos começar pelo o primeiro amor de Finn (que não deu certo pela diferença de idade =(, que pena) a Princesa Jujuba: Uma mistura de DNA humano e goma de mascar, (Sim, o nome dela é princesa Jujuba mesmo, mas no original é Bubblegum, que quer dizer goma de mascar. Idiota, eu sei.)  Jujuba comanda o reino doce e sempre conta com Finn quando o reino está em perigo. Ela é famosa por ser uma cientista muito inteligente que pode ser um pouco imprudente com suas experiências. Temos Marceline que é uma vampira que só se alimenta da cor vermelha e uma das melhores amigas de Finn e Jake (minha personagem favorita =D). Lady Íris é uma Íriscórnio (metade arco-íris, metade unicórnio) que fala coreano e é a namorada de Jake. Curiosamente, humano é a comida predileta da raça dela. Outro bem importante, pelo menos nessa última temporada é a Pricesa de Fogo, a atual namorada de Finn. É claro que há muitos outros, mas não quero prolongar o post demais.  

   Se eu tenho mais alguma coisa a dizer é: Assistam. O desenho está na quarta temporada atualmente e já está marcado por enquanto para continuar até a sexta. É praticamente o único desenho que eu vi na cartoon que consegue prender a atenção ao longo dos episódios de várias maneiras diferentes. Conseguindo deixar você meio perturbado pelas suas bizarrices e emocionado com suas envolventes histórias. Aqui, deixo vocês com esse caracol que aparece acenando escondido em algum canto em praticamente todos os episódios 







28 de jan. de 2012

Histórias interessantes acontecem no badalado bairro hippie de Mission Hill



Mission Hill foi um desenho estadunidense que estreou na WB em 1999 e foi ao ar até 2002 no bloco Adult Swin do Cartoon Network. De modo geral, o desenho retrata a vida de Andy French, um vendedor de colchões de 24 anos que sonha em ser cartunista. Andy divide um apartamento com seus dois colegas de quarto: Jim, amigo desde os tempos do colégio, é extremamente alto e demonstra a maioria de seus sentimentos com um simples "Ok", Jim é um agente publicitário que ganha grandes quantidades de dinheiro por apelar no marketing direcionado para a geração Y. Ele também possui um vasto conhecimento na área tecnológica, sabendo lidar com todos os tipos de utensílios eletrônicos. Curiosamente, Jim não parece se importar muito com todo o dinheiro que possui. A outra "Roomie" é Posey, uma garota meio hippie que só parece se interessar pelas suas plantas e sempre julga uma pessoa pela sua "luz interior". Andy vive tranquilamente até o dia em que foi fazer uma visita para os pais que estão de mudança para pegar Stogie, seu cachorro alcoólatra que parece conseguir digerir qualquer coisa, desde cigarros até controles remotos. Quando Andy chega lá, tem uma surpresa ao que ver seu irmão Kevin, um cdf que tirou mais de 140 ponto no seu teste de aptidão, está com as malas prontas e seus pais dizem que ele vai se mudar com Andy até conseguir entrar na universidade de Yale. Andy diz para seus pais que isso não vai acontecer porque este odeia Andy e afirma que ele vai atrapalhar a vida dele, mas aceita relutantemente depois de sua mãe dizer que Kevin o adora.

Mission Hill é um desenho mais direcionado para o público adulto, retratando questões morais e sexuais. Ao longo dos episódios, vemos Kevin tentando se adaptar na mesma vida adulta que seu irmão leva e Andy tentando se encaixar em algum emprego pois é frustrado por não conseguir ser um cartonista.
O estilo do desenho é bem legal (diferente de muitos desenhos atualmente que parecem serem feitos com pressa e sem paixão nenhuma), vemos a cidade fictícia de cosmopolis como uma daquelas cidades noturnas coloridas norte-americanas, com várias placas de Neon destacando diverso bares de Jazz e baladas.

Tirando os principais, Mission também possui alguns personagens importantes que fazem várias aparições ao longo da série. Entre eles estão os outros moradores do prédio de Andy: O casal homossexual de 60 anos, Gus e Wally e o casal Natalie e Carlos e seu bebê no qual o nome nunca foi dito. Também temos a meio-namorada de Andy, Gwen e os dois melhores amigos nerds de Kevin, Toby e George.



Apesar dos episódios terem premissas inteligentes e divertidas, o seriado possui apenas 18 episódios, 13 deles sendo oficiais e 5 que ficaram apenas em animatics devido ao cancelamento da série.

Eu posso afirmar sem hesitações de que Mission Hill é um dos meus desenhos prediletos e até hoje não me conformo com o fato de ele ter parado na primeira temporada. Mesmo com apenas 13 episódios sem contar com os animatics, recomendo a todos que tiverem a oportunidade de assisti-lo.

22 de dez. de 2011

Quem diria que as coisas mais assustadoras acontecessem em Lugar Nenhum?





Esse post vai ser descontraído e com uma leve pitada de nostalgia. Eu tenho certeza que esse desenho marcou a infância de muitas pessoas e assustou várias também. Por mais que comédia seja o tema principal dessa série, ela não deixa de possuir episódios muito bizarros.
Coragem o cão covarde foca na história de um cãozinho rosa que mora em lugar nenhum com Muriel e seu marido Eustácio resmungão (Familiar para alguém?). Lugar nenhum, como o próprio nome diz, é um lugar localizado no meio do nada onde coisas muito estranhas ocorrem, e cabe a Coragem (que ironicamente é muito covarde) , salvar sua família. Curiosamente, o lugar onde se localiza a casa de Coragem é onde supostamente se localiza a área 51 (Aquele lugar de ets...).

Tudo bem, esse post pode não ter exatamente a temática que o blog oferece, mas tenho que destacar esse desenho especialmente. Coragem não é apenas um desenho direcionado para o público infantil, apesar de possuir alguns ingredientes indispensáveis como lições de moral e muito humor (os desenhos animados possuíam um humor mais ácido alguns anos atrás, diferente dos de hoje em dia que são infantis demais...). Pois bem, a característica mais marcante desse desenho é a leve pitada de horror. Os episódios possuíam roteiros muito bem elaborados e criativos, focando em todos os tipos de monstros e lendas urbanas. É claro que por mais bizarro que pudessem ser, os episódios sempre estão recheado de situações engraçadas.

Coragem possuía um arsenal com os mais diversos vilões, alguns mais bizarros como Katz, o gato e outros mais descontraídos, como a raposa que queria sequestrar a Muriel para fazer uma sopa de vovó que não lembro o nome. A maioria das vezes, Coragem utilizava seu computador para ajudá-lo a se livrar desses inimigos, quase sempre para salvar Muriel, dizendo seu famoso bordão "as coisas que eu faço por amor". Outro detalhe bacana é o ambiente do episódio, aquela casa de madeira naquele cenário desolado com o silêncio quebrado somente pelo o som do moinho. Um lugar perfeito para as situações mais assustadoras acontecerem. Como no episódio em que o moinho para de girar, liberando assim uma maldição, no qual um grupo de bárbaros mortos-vivos voltavam para se vingar do atual dono do moinho. Quando isso acontecia, o céu ficava vermelho e uma música desesperadora tocava no fundo. (Ainda tenho arrepios toda vez que vejo esse episódio).

Coragem possuía também, alguns episódios de drama muito bons, como aquele do corcunda que se refugia no estábulo dele, o que mostra como coragem foi encontrado por Muriel e vários outros. Preciso desabafar, isso é o que eu mais sinto falta nesses desenhos atuais, que são desnecessariamente idiotas e demasiadamente infantis, sem falar que parecem ser desenhados por crianças de cinco anos. Falta emoção, comédia, aventura e inspiração. Sinto pena por essa nova geração que nunca vai poder absorver nada de bom nesses desenhos hoje em dia. Estou parecendo aqueles velhos que reclamam de crianças no gramado, então vou completar esse post. Coragem está entre vários desenhos que marcaram a infância de pós-adolescentes, seja pelo seu humor ácido, ou por sua bizarrice, mas será sempre um desenho lembrado naqueles ataques de nostalgia.


3 de dez. de 2011

O ano 3.000 nunca foi tão divertido!


Eu sempre gostei de Simpsons, nunca fui fascinado, mas assisto desde que era criança e posso afirmar que ele acompanhou bastante minha adolescência. Mas a pouco tempo atrás eu fiquei curioso com o Futurama, desenho do mesmo criador Matt Groening que é tão famoso quanto Simpsons. Eu conheço ele a um bom tempo, dos comerciais da Fox, mas nunca pensei que ele seria um dos melhores desenhos animados que eu já assisti. Como citei acima, de repente nasceu uma pequena curiosidades, assisti um episódio na fox, gostei, e, antes de perceber, estava viciado. Pouco tempo depois, já tinha assistido todos os episódios, incluindo os filmes. Bom, não é preciso ser um gênio para descobrir que é dele que falaremos nesse post xD.


Futurama conta a história de Philip J. Fry, um rapaz entregador de pizza que, por causa de um infeliz acidente, vai parar 1.000 anos no futuro. Isso tudo porque Fry foi pego por um trote quando ia fazer uma entrega, chegando ao local, Fry viu que o cliente que havia pedido se chamava I. C Wiener (Eu Vejo Pinto no português) um típico trocadilho de nomes. Decepcionado, Fry percebe que está em um laboratório de criogenia, senta na cadeira mais próxima, perde o equilíbrio e acaba caindo em uma máquina, sendo congelado instantaneamente, com o timer marcado para ser descongelado apenas 1.000 anos depois. Assim começa nossa história. Quando Fry é descongelado, se vê em um mundo completamente alterado, com aeronaves, tubos que transportam pessoas e várias outras bizarrices futurísticas. Mais tarde, Fry descobre que ele se encontra em New New York, uma cidade construída em cima de New York, que agora é uma cidade subterrânea abandonada. Lá, ele conhece Bender, um robô misantropo, cleptomaníaco que precisa de álcool para funcionar, que mais tarde vira seu melhor amigo, e Leela, uma cíclope alienígena por quem Fry se apaixona. (É revelado depois que Leela é, na verdade, uma mutante que possui o menor número de características mutantes já vista, assim conseguindo se passar por uma alienígena e viver entre os humanos. Isso porque os mutantes vivem nos esgotos da cidade e não tem permissão para subir.) Ironicamente, Fry consegue um emprego como Delivery Boy, só que fazendo entregas para planetas ao invés de casas e pilotando uma nave espacial invés de uma bicicicleta. Ele começa a trabalhar na companhia de entregas que pertence ao seu parente mais distante, Professor Farnsworth chamada Planet Express. (Planeta Expresso na versão dublada). Lá também trabalha o burocrata jamaicano Hermes Conrad, o médico meio lagosta meio polvo Dr. Zoidberg e a estagiária chinesa e marciana Amy Wong. Um dos detalhes mais interessantes em Futurama, é que Fry parece se adaptar melhor no futuro do que no passado, onde vivia todo mundo que ele conhecia (Talvez por ele não ter amigos e ser subestimado por sua própria família).

Existem vários fatores que me fazem gostar mais de Futurama do que de Simpons, (eu sei que muitos vão achar o que eu estou afirmando uma calúnia, mas é apenas a minha opinião u.u) um deles são os personagens, eu acho que eles são melhores explorados e aproveitados psicologicamente. Em muitos episódios, podemos sentir exatamente o que o personagem está sentindo, fazendo com que você se identifique melhor com eles, e assim, logicamente, pela série também. Outro motivo: porque Futurama é mais adulto. Em alguns episódios eles tratam de assuntos mais dramáticos e complexos, geralmente retratando algum problema pessoal de algum personagem. Posso citar os que mostram o passado de Fry, como "Jurassic Bark", (tenho certeza
que esse causou muitas lágrimas em várias pessoas xD) que conta de como Fry acha um fóssil de seu cachorro Seymour, que era o melhor amigo dele no passado; "The Luck of the Fryish", que trata do relacionamento de Fry com seu irmão Yancy e outros que são muito bem bolados como "The Late Phillip J Fry" e "The Sting", ambos falam sobre o amor de Fry por Leela.
Mas é claro que Fry não é o único personagem a ser bem retratado. Leela também sofre na sua vida amorosa (muitas vezes pelo fato de possuir apenas um olho) e também por não saber quem são seus pais, e isso é explicado em "Leela's Homeland". Bender que é o personagem mais famoso, também não escapa, já tentou se suicidar várias vezes e já teve várias crises existenciais. A melhor delas no episódio "Lethal Inspection" em que Bender vai atrás de seu inspetor para reclamar por vir sem uma unidade de backup. Até mesmo Dr. Zoidberg que é um personagem secundário sofre por não conseguir arrumar um par para se acasalar, não conseguir ser comediante que é seu sonho e ser desprezado por todos, inclusive pelo seus colegas de trabalho. Outra coisa interessante em Futurama são seus paradoxos e viagens no tempo, podemos citar "Roswell That Ends Ends Well", que conta como os passageiros da Planet Express voltam para Roswell, no ano de 1947 e "The Why Of Fry" que mostra a importância de Fry para o universo. (Esses episódios são bem "excêntricos" e importantes, não quero falar nada sobre eles para não dar spoilers).

Futurama também possui vários outros personagens interessantes, como Zapp Brannigan o membro mais famoso da Ordem Democrática dos Planetas e seu assistente Kif, que mais tarde vira namorado da Amy; Mãe, que possui um multimilionário complexo industrial de produções de robôs; O robô papai noel que aparece em todos os episódios natalinos que destrói quem não foi uma boa pessoa no ano; Calculon, o robô ator de novelas; Lrrr rei do planeta Omicron Persei 8 entre vários outros.

Mesmo sendo um ótimo desenho, Futurama nem sempre recebeu o reconhecimento merecido. Futurama foi cancelado não oficiamente depois da quarta temporada, isso aconteceu devido uma irregularidade de transmissão por causa de eventos esportivos, dificultando assim, os espectadores de saberem quando um episódio novo iria ao ar. Depois, a Cartoon Network comprou os direitos de Futurama por dez milhões de dólares e começou a reprisar as temporadas no bloco adult swim. Após o fim do contrato, os direitos de Futurama foram passados para a Comedy Central (emissora de South Park) e assim depois de muitas negocioções e enrola enrola, a quinta temporada voltou, mas não com episódios regulares, e sim como 4 filmes dividos em 4 partes de meia hora. Mais tarde, foi anunciada em 2009 uma nova temporada com 26 episódio e, depois, uma sétima com o mesmo número de episódios, sendo 13 episódios para serem transmitidos em 2012 e outros 13 em 2013. Pois é, todas as coisas boas tem seus altos e baixos, falaremos agora dos personagens:

Philip J. Fry: Protagonista da série, Fry é um rapaz que tem a inteligência um pouco abaixo da média, é melhor amigo de Bender e apaixonado por Leela, que não corresponde os mesmos sentimentos. É o Delivery Boy do Planet Express. Fry pode não ser muito esperto mas possui um grande coração.










Bender Bending Rodriguez: Apesar de não ser o principal, Bender é o personagem mais conhecido da série e o favorito por muitos fãs. Sofre com uma compulsividade por roubar e está sempre fumando e bebendo. Bender é conhecido pelo seu famoso bordão: "Bite my shiny metal ass" (morda minha bunda de metal brilhante na versão dublada). Bender é gerente de vendas e cozinheiro do Planet Express. Sua meta é destruir todos os humanos.






Turanga Leela: Leela é uma cíclope mutante, capitã da nave Planet Express. É amada por Fry apesar de não sentir os mesmo sentimentos por ele, vendo-o como apenas um bom amigo. Leela é a mais responsável da tripulação e é uma ótima lutadora.







Professor Hubert J. Farnsworth: Cientista, inventor e fundador da companhia de entregas Planet Express, surpreende, em quase todos os episódios, a sua tripulação com invenções malucas. Ás vezes, Farnsworth dá a impressão de não se importar com a sua tripulição, não hesitando de os mandar em missões extremamente perigosas. É um sobrinho distante e único parente vivo de Fry.





Hermes Conrad: É um Contador e burocrata jamaicano, é casado com sua mulher LeBarbara e tem um filho de 12 anos chamado Dwight. É impaciente a maioria das vezes, mas é muito responsável e dedicado com seu trabalho.








Amy Wong: Amy é uma marciana chinesa que é estagiária no Planet Express (apesar de Fanrsworth afirmar que a tem por perto apenas por ela possuir o mesmo tipo sanguíneo que o dele). Na maioria das vezes, Amy é promíscua e irresponsável, apesar de ser extremamente rica. Quando está brava, costuma xingar em chinês. Mais tarde assume uma relação séria com Kif, assistente do capitão de 25 estrelas, Zapp Brannigan.




Dr. John A. Zoidberg: Zoidberg é um médico meio polvo-lula-caranguejo da equipe Planet Express, apesar de ter conhecimento quase nulo sobre anatomia humana. É ignorado por praticamente todo mundo, inclusive pelos seus colegas de trabalho (apesar de possuir uma grande amizade secreta com Farnsworth). Costuma erguer um tipo de crista quando se sente ameaçado e correr como um caranguejo produzindo um estranho barulho quando faz alguma trapalhada.





Apesar de seus altos e baixos, Futurama é um desenho que já marcou a vida de muitas pessoas e que com certeza, ainda irá marcar.