Páginas

23 de mar. de 2013

Onefuckingpunch-Man!

Olá leitores! Como vão todos? Por favor não abandonem o blog (ou abandonem, desde que deem uma olhadinha toda semana), eu não estou morto, mas estou dedicando todo o meu tempo aos meus desenhos, e  Tale of the Grim Reaper só não foi parar nas mãos de um editor ainda porque a tradução para o japonês está demorando muito pra sair. Eu estou com uma certa falta de concentração pra escrever qualquer coisa que não seja uma história, mas decidi que não quero deixar o Guardião por mais tempo sem nada novo e então vou fazer essa análise sobre um mangá pouco conhecido que simplesmente é..... ..... FODA! (e sim, eu estou falando palavrões nessa postagem, eu não acho que um papai de família moralista leia isso, então...)   .


Onepunch Man é um web-mangá escrito por um autor que usa o pseudônimo de ONE e trabalhado pelo fabuloso desenhista Yuusuke Murata.
O enredo trata-se de uma paródia com estes mangás\tokusatsus de luta, onde um monstro invade uma cidade a cada capítulo e os heróis precisam dar um jeito de detê-lo, o protagonista é o herói Onepunch-Man (Saitama), que consegue poderes semelhantes ao de um deus apenas fazendo um treinamento intensivo que faz com que todo o seu cabelo caia (?), o problema de tudo isto é que ele não vê a menor graça em matar inimigos com tanta facilidade, e eis que uma batalha intensa com um monstro mutante com poderes de destruição em massa acaba se tornando uma piada que faz com que você gargalhe enquanto arregale os olhos com as demonstrações de técnicas clichês usadas. No final, todos os personagens que surgem, por mais dramáticos ou determinados que pareçam ser uma hora ou outra acabam virando motivos de risadas ou de batalhas épicas.

Mas o que tem em Onepunch-Man que o torna tão bom, já que ele praticamente inteiro é feito de clichês?

Bom.... já que o mangá é de paródia, os clichês são muito bem-vindos, sem falar que esse negócio de matar com um soco só é novidade.
Uma vez que você começa a ler não consegue parar mais, os quadrinhos são desenhados de um jeito que fazem parecer um anime, tanto que existem cenas inteiras sem nenhuma fala, apenas com a sequência de golpes passo-a-passo, é quase possível vê-las em movimento, o que me leva a falar da arte de Murata.

Mas antes preste atenção na sequência aí de baixo, é uma cena do treinamento entre o androide Genos e seu "professor" Onepunch-Man, ela vai ser loooooonga, mas vale a pena.























Viu só? Qual foi sua reação? Parecia que eles estavam mesmo em movimento não é?
Esta sensação surge em vários momentos da história e este é o primeiro mangá que que eu conheço que traz essa perspectiva tão intensa e bem trabalhada.
Eu já falei da história leve, divertida e viciante feita pelo ONE. E agora vou falar dos desenhos.
Yuusuke Murata teve o seu tempo de ajudante do Takeshi Obata (Death Note), e isso explica os cabelos por camadas sobrepostas que ele desenha e a anatomia bem distribuída dos seus personagens, é o criador de uma série sobre futebol-americano chamada Eyeshield 21 e eu soube que ele já criou chefes de fases pra um dos jogos do Megaman, e isso deve explicar o visual de inimigos como ela:

 É curioso ver que Eyeshied 21 não chega a ser tão bem desenhado quanto Onepunch-Man, pra falar a verdade nem parece ser feito pelo mesmo cara, pois a evolução nos desenhos é assustadora. Desde os cenários até os personagens (não incluindo propositalmente o Saitama) são carregados de detalhes e texturas realistas.

Então, acredito que a postagem vá ficando por aqui. Eu sei que está curta, com mais imagens do que qualquer outra coisa, mas não tem muito o que falar sobre Onepunch-Man, geralmente eu faço críticas mais bem embasadas, mas este é um mangá paródia que visa o puro entretenimento (como se esse não fosse o dever de quase todos os quadrinhos), portanto tudo o que posso dizer agora é que você LEIA porque com certeza vai se divertir, seja rindo ou se impressionando.

A próxima postagem terá uma abordagem mais ampla, e será sobre Kick Ass. Prometo que não vou levar um mês pra publicá-la.























Nenhum comentário: