Páginas

15 de nov. de 2011

O Tempero que Sobe Direto ao Nariz

Segundo filme comentado... Silent Hill não foi tão ruim, por isso minhas críticas sobre filmes receberam um selo de aprovação do ex-presidente...
Pode ler. O Lula aprova
...parei...

Existem muitos filmes que são bem a minha cara, na verdade posso falar de qualquer filme antigo de monstros (principalmente Lobisomens) ou qualquer aventura maluca que exceda os limites da imaginação sem o menor problema.
No entanto... me passou pela cabeça falar de um filme marcial. Isso mesmo, de lutas, mas este é diferente de muitos. Não é só na pancadaria que ele se destaca, mas também na historia centrada no relacionamento de pai e filha.


Uma das poucas vezes que vou comentar um filme marcial... mas assim como o Velozes e Furiosos- Desafio em Tókio, é uma obra para se assistir mesmo que não seja o tipo de filme preferido, simplesmente por que a historia vicia (Japão... sei lá... eu piro).

                                                                    WASABI


Jean Reno é um dos melhores atores que já ouvi falar (me assustei quando vi ele no Onimusha 3) e com certeza fez toda a diferença na história deste filme, que mesmo tendo muitos confrontos (excelentes e engraçados, diga-se de passagem), não tem estes como tema, o que acontece na maioria dos casos.

Antes de mais nada, quero avisar que este blog tem como objetivo informar sobre historias, autores e criticar tanto animes quanto mangás e outros tipos de quadrinhos. Não faço ficha técnica de atores e atrizes que estão na trama, a menos que seja necessário ou me de vontade... portanto é apenas uma análise não oficial, feita para ir direto ao assunto.Então...


Hubert Fiorentini é um policial  francês durão que simplesmente resolve tudo na base do cacete (uma das coisas mais bizarras nesse filme é que as pessoas que ele acerta com seus socos simplesmente saem voando e vão parar a metros de distancia), mas sua última missão não teve tanto sucesso por causa de seus métodos peculiares. 
Hubert então recebe férias de seu trabalho duro, e sem nada pra fazer, começa a pensar em seu abandonado amor Miko, uma bela oriental que conheceu enquanto trabalhava no Japão 19 anos atrás, mas que se afastou dele por motivos mal explicados.
Não tarda para que Hubert receba então uma carta vinda da terra do sol nascente explicando que Miko havia falecido e deixado uma herança para ele.
Se sentindo estranho e com muito pesar, o policial viaja para o último lugar que, agora, mais do que nunca gostaria de visitar.

Neste momento, a historia começa a ficar interessante, quando Hubert chega no Japão e ao receber a herança que está dentro de uma caixinha, é informado de que tem uma filha chamada Yumi, e como se não bastasse a surpresa, a garota estava perto de se tornar de maior, o que dava a ela o direito de sacar uma fortuna de 200 milhões de dólares. Ao conhecer a jovem de até então 17 anos, Hubert se sente em uma situação difícil, decidindo não contar a garota que é seu pai.
Aliando-se a seu velho companheiro de ação Momo, Hubert percebe que não vai ter que ficar apenas do lado de sua filha até que ela se torne de maior como também terá de protege-la da máfia japonesa (Yakuza) que, de uma forma tão suspeita quanto a morte de Miko, sabe que a garota tem direito a uma grande fortuna.
  



O roteiro é bom, mesmo que não tenha nenhuma carta na manga, o que torna Wasabi tão legal é o jeitão de cada personagem, porque apesar de ser uma trama um pouco triste, é recheada de momentos engraçados e bem bolados, a ação começa do nada e, quando percebemos estamos adorando ver aquilo.
A relação entre Yumi e Hubert com certeza é um dos grandes alicerces que seguram a historia. A menina tem um jeitão todo mimado e rebelde de ser, mas também demostra uma grande preocupação com seu pai, que se apresenta a ela como um velho amigo de Miko que ficou encarregado de cuidar dela como favor.
Momo é um excelente personagem, boa parte das cenas engraçadas estão sob a responsabilidade dele, mesmo que o resto seja apenas carisma, não há momentos desperdiçados em cenas com ele.
A Yakuza é retratada de forma bem perigosa, capaz de fazer qualquer coisa para cumprir seu objetivo, assim como são temidos na vida real, porém este filme leva bem mais em conta o quanto Hubert Fiorentini é um Chuck Norris da vida e vemos ele dando olé na maioria dos capangas enviados para capturar sua nova amada e protegida filha.

Wasabi merece ser lembrado como um ótimo filme marcial, mesmo que existam outros tão bons quanto ele, confesso que nunca me envolvi tanto com um roteiro desse tipo quanto o desse filme, talvez seja porque gosto de historias que envolvem amor de pais e filhos mais do que gosto de romances entre duas pessoas sem laços sanguíneos.

Quem escreveu e produziu este filme foi Luc Besson, não tão conhecido, mas também responsável por bons títulos como O Quinto Elemento e O Profissional (este também com Jean Reno), Wasabi foi lançado em 2001 e recebeu críticas razoáveis na época.

Bom... para o pessoal que gosta de filmes de luta, com certeza esse filme não é novidade, mas para quem não conhece, mesmo que não seja fã deste gênero (como eu) ainda sim recomendo.
Minha próxima postagem será sobre outro filme de terror. Este não é famoso, mesmo com duas continuações, mas não direi nada agora.

Deixo aqui o trailer de Wasabi:

Espero que tenha gostado do post, se quiser deixar um comentário, fique a vontade, apenas deixo claro que  comentários de trolls não serão permitidos.




Nenhum comentário: