Páginas

12 de nov. de 2011

Vamos Conquistar... as Esferas do Dragão!!

OK pelo título da postagem já da pra perceber sobre o que vai ser o assunto desta vez... mas antes de tudo, dê um play no vídeo abaixo:


Pronto? Tornei seu dia um pouco mais feliz? Se a resposta é sim fico contente com essa nostalgia toda. Afinal de contas... se você assistiu este desenho... você teve uma infância de ouro. Não estou falando que hoje em dia não existam mais bons animes, mas é que o nível de dublagem decaiu de forma inacreditável ultimamente, e até as aberturas que eram um ponto alto acabaram ficando toscas e sem sentido. O jeito é virar Otaku e assistir tudo o que vier pela frente em japonês mesmo, já que o Brasil não investe mais tanto em cultura Nipônica.

Decidi falar de Dragon Ball pelos seguintes motivos:
* Ultimamente o pessoal só se lembra da saga Z e GT; 
* Dragon Ball é um ponto de referência para qualquer anime do tipo Shonen antigo e atual, por isso nunca deve ser esquecido;
* Tava com vontade de escrever sobre algo mais descontraído e repentino, mas com conteúdo bom.

A história de Dragon Ball é bem simples se levarmos em conta as sagas Z-Cell/Majin Boo e GT(da qual não gostei tanto, mas que vale a pena pelo final emocionante). Basicamente se resume as aventuras de um menino selvagem e grotesco (foi mal Goku adulto... mas é a pura verdade *____*) que viaja pelo mundo ao lado de uma garota ousada e reclamona (a Bulma foi assim por muito tempo) para coletar as lendárias sete Esferas do Dragão, que dão o direito de invocar o grande deus Dragão Sheng Long e realizar qualquer desejo (desde que não seja desejos infinitos... ele não quer trabalhar escravo). Depois de um tempo, no entanto, a história muda para um treinamento rigoroso que Goku vai se submetendo e bandidos poderosos que ele vai derrotando em sua constante evolução que mais tarde o daria o título de homem mais forte do universo.

Mesmo sendo simples... Dragon Ball conta um a bela historia, impressiona e nos faz querer vive-la junto do protagonista (quem nunca tentou soltar um Kame-Hame-Ha?). 


O mangá de Dragon Ball foi criado pelo mestre Akira Toriyama em 1986, muitos não sabem, mas Akira se inspirou em uma velha lenda chinesa conhecida como Jornada ao Oeste (existe um filme com Jet Li e Jack Chan baseado nessa lenda chamado O Reino Proibido), esta historia tem uma versão Japonesa e nela os personagens receberam nomes diferentes (talvez eu conte sobre ela mais tarde), principalmente o rei macaco Sun Wukong teve seu nome adaptado para Son Goku. Daí já temos como fazer uma relação entre o personagem Son Goku de Akira Toriyama e Son Goku-Rei Macaco.

Futuro Herói do Univérso
Por falar em macaco, parece que não foi só no nome e na habilidade de se tornar um Oozaru que o autor se inspirou, Goku quando era criança (pela primeira vez) se parecia em todos os aspectos com um primata, principalmente quando estava de perfil.
Mais tarde, ao crescer no fim de Dragon Ball, sua aparência começa a ficar mais humana, exceto pela cauda.

A pergunta que ainda faço constantemente é se ele tinha toda a história preparada em mente quando começou a fazer o roteiro de sua "galinha dos ovos de ouro". Quem assistiu Dragon Ball com certeza se fez a mesma pergunta, já que ninguém conseguiria imaginar Super Sayajins e todo tipo de ataques arrasadores no início da trama. Já era um milagre o jovem garoto macaco conseguir lançar o seu tão famoso Kame-Hame-Ha (mesmo assim apenas de vez em quando) que tornava tudo ainda mais surreal e mostrava um pouco do quanto Akira podia brisar. Eu acredito que a partir do momento em que surge Pícolo, com todo seu poder de destruição, a série deixa de ser apenas um conto sobre esferas e lutadores que combatem por motivos pessoais, para um tremendo épico de combates mortais pelo destino do planeta e da vida que habita nele.



Se você refletir por um segundo, verá que hoje em dia são poucas coisas que um Anime de ação tem que não lembre DB, claro que muitos outros temas e características surgiram depois, mas pense em:
Um personagem comilão, choque de dois ataques poderosos, canalizar energia ao redor do corpo, gente tarada e pervertida, monstros gigantes, personagens que se transformam para ficar mais fortes, cenas de voo com nuvens e montanhas por todo lado, a morte de alguém que volta mais tarde ainda mais poderoso (?) entre outras porradas de incentivos para futuros mangakás criarem trabalhos excelentes.   
Com isto, podemos concluir que Akira Toriyama estava a frente de seu tempo quando pensou algo no estilo de Dragon Ball e criou uma marca registrada no traço de sua arquitetura e monstros que poucos outros conseguiram igualar.

Agora, tanto seu Dr. Slump quanto DB e DBZ (não cito o GT porque foi dirigido por outra pessoa, embora tenha a historia feita pelo Toriyama) estão velhos e muitos os consideram até mesmo mal desenhados e infantis em comparação com o que se tem hoje. Eu não julgo estas pessoas, afinal eu também admito que existem coisas cansativas e ultrapassadas na primeira fase de Dragon Ball, já que estou acostumado com uma interação entre personagens mais "rápida", coisa que não existia em desenhos tão antigos como este. Mesmo assim, falar mal deste Anime é como falar mal do Senhor dos Anéis do Tolkien, é tão clássico que mesmo que se passem cem anos (o que não falta muito para O Senhor dos Anéis) ainda sim vai ser bom começar tudo de novo.  
   
E para encerrar o post, que não ficou grande como o do Wolf's Rain, mas que me satisfez bastante... deixo minhas boas memórias e memórias de Akira Toriyama que se transformaram neste maravilhoso mundo de Dragon Ball. Eu me lembro de assistir este Anime no SBT junto de Mega Man (que aliás, acho que merece um post aqui no Guardião) e ficar triste toda vez que o episódio acabava.



Nenhum comentário: