Páginas

22 de fev. de 2012

Em nome do Rei dos Monstros

De volta mais uma vez, mas não com apenas uma análise, agora a coisa será um pouco diferente, simplesmente porque ao invés de criar um "review", eu vou simplesmente FALAR SOBRE.

E sobre o que vou falar sobre?
Talvez o título ja signifique alguma coisa pra você, se assim como eu é um devoto fã do grande rei:


GODZILLA


 O Guardião das Páginas não é um blog feito especialmente para a cultura japonesa... na verdade eu o criei para falar de tudo o que gosto, mas também levar conhecimento de trabalhos que admiro muito para quem quiser dedicar um tempo aqui nesse espaço, no entanto a cultura da terra-dos-olhos-puxados sem sombra de dúvidas é a que mais me agrada, tanto que meus desenhos são no estilo Mangá (aliás, tenho que começar a postar os desenhos que prometi no dia em que inaugurei essa bagaça), e é claro que um dos ícones mais cultuados da cultura pop japonesa não poderia ser deixado de lado (apesar de que eu só estou fazendo isso porque realmente adoro Godzilla) aqui na minha coleção de "filmes estranhos"

Então dê play na música abaixo e entre no clima desta homenagem que faço a este clássico do cinema Kaiju 

Godzilla/Gojira apareceu pela primeira vez em 1954, em um filme homónimo, ele representava todo o medo que os japoneses passaram durante a 2° Guerra Mundial e uma ameaça Atômica.
O monstro, por incrível que pareça, fez um sucesso tão grande quanto sua própria altura (50 metros na época) e ganhou a atenção de todo o Japão, que pareceu sentir uma espécie de apreço pelo gigante devastador e sua rajada radioativa que não poupava nada nem ninguém pelo seu caminho.
O visual de Godzilla sempre foi o mesmo, no entanto a cada dez anos a Toho Co. sempre mandava novos designers "reinventarem" o monstro, ao todo são 28 filmes que são divididos em três temporadas, elas são: Showa, Heisei e Millennium.
Godzilla era realmente mal feito na primeira temporada, tanto seus movimentos quanto o próprio design eram extremamente escrotos, no entanto com a chegada da era Heisei ele ganhou novos ares e uma personalidade mais animalesca e por fim quando Millennium estreou em 2000 víamos um Godzilla muito mais mal encarado e grotesco. 
Showa
Além disso, para certos filmes ainda foram criados novos modelos do monstro, como é o caso do último título Final Wars.
Godzilla talvez tenha se tornado um grande ícone por ser quase indestrutível mais por sua persistência do que por seus poderes, ele era um vilão que tinha um grande orgulho da terra que destruía, por isso não deixava nenhum outro monstro destruir em seu lugar.
Heisei
Durante a era Showa, Godzilla acabou se tornando muito bonzinho, ele só aparecia para matar o monstro que estava destruindo o Japão e depois retornava para o MT. Fuji ou para o oceano, para o bem da criatura, dez anos depois o Godzilla que todos viam era muito mais parecido com um animal mal-humorado e ranzinza do que aquele velho herói que todos conheciam, tanto que muitas vezes dois ou mais monstros tinham que se unir para derrotá-lo antes que sua ira levasse o país as cinzas. E adivinhem... não só os japoneses como também o resto do mundo aprovou isto, afinal de contas o nosso querido lagartão rabugento ainda não havia se vingado por seu destino cruel e atormentador.
Millennium
 Aliás, seria meio estranho falar de Godzilla sem contar pelo menos a origem do monstro, pois bem... estima-se que Godzilla tenha vindo de um Tiranossauro, mas que por não terem muita certeza da espécie acabaram apelidando de Godzillasaurus, ele era um dinossauro pacifista e patriota que acabou sendo vítima da radiação emitida pela bomba nuclear durante a Segunda Guerra Mundial, não se sabe muito bem porque ele desconta sua raiva no Japão desde então se os culpados pelo ataque foram os americanos, uma das teorias é que ele esperava não ser envolvido no ataque ou que talvez os japoneses que estavam lutando em sua ilha o tivessem ajudado depois de levar uma saraivada de tiros de canhão dos estrangeiros e sair todo f**ido do campo de batalha. Algum tempo depois, com o término da guerra, surge então uma criatura colossal do meio do oceano e começa a estraçalhar tudo o que vê pela frente. A verdade é que Godzilla sempre estará punindo o povo japonês por algum motivo que só ele sabe, mas que também será sempre o herói que protege a Terra de ameaças quase tão ou até mesmo muito mais destrutivas do que ele.


E por falar em ameaças, é claro que não podia deixar de citar os tão famosos e poderosos rivais de Godzilla, então vai aí uma pequena descrição de três de alguns mais famosos (lembrando que muitos monstros sofreram alterações e muitos tiveram um re-make tanto no visual quanto no seu filme de origem).




Começando pelo mais legal
King Ghidorah é um dragão tricéfalo que nasceu no lugar de Gdzilla em uma realidade alternativa em que Godzillasaurus foi substituído por três pequenas criaturas chamadas Drats graças a viajantes do tempo americanos que disseram que em 2204 o Japão seria maior potência mundial. Ghidorah começa a destruir tudo de novo e os japas não tem outra escolha a não ser expor o dinossauro a radiação para criar um novo Godzilla maior e mais forte para ter alguma chance contra o dragão. King Ghidorah depende praticamente de seus poderes para lutar, já que não possui braços, cada cabeça dispara raios amarelos, as asas criam tempestades e o corpo do monstro ainda consegue alterar a gravidade com campos eletro-magnéticos. Fora isto resta-lhe suas três bocas cheias de dentes, as duas caudas e as patas musculosas. Ele é de longe um dos monstros mais poderosos de Godzilla, quase matando-o em praticamente todas as suas aparições.


Gigan foi o primeiro monstro que conseguiu tirar sangue de Godzilla ao invés de faíscas, tudo graças a serra que ele tem na região do peito a da barriga. Gigan é o inimigo mais violento e desaforado de Godzilla, tem uma personalidade de mercenário, em seu primeiro filme faz parceria com King Ghidorah (que na época era mostrado como um monstro espacial assim como o Gigan) para atacar Tókio por ordem do pessoal de Nebulosa M, que tiveram seu planeta corrompido por poluição e não restava quase mais nenhum recurso. Godzilla precisou se aliar a um velho rival Anguirus para por um fim nos dois invasores.



Escolhi o Destoroyah (é isso mesmo) porque ele foi o inimigo mais perturbador da história de Godzilla, tendo várias formas que variam de centímetros para metros rapidamente, a única forma de pará-lo parecia ser iniciar uma batalha entre ele e Godzilla, no entanto o monstro que enfrenta o demônio é Godzilla Jr. (seria como o filho de Godzilla, só que menor e mais fraco). A criança faz de tudo para parar o monstro, mas seus esforços sempre parecem resultar em vão. Neste filme podemos ver Godzilla realmente enfezado, a ponto de usar seu raio atômico em aspiral vermelha (a forma mais poderosa do ataque) até fazer Destoroyah jorrar sangue, sem dúvidas a batalha mais cruel e agonizante para o grande G, pois ele sofre danos terríveis feitos pelo chifre que fica na testa de seu inimigo e também porque ele perde sua amada cria. Godzilla vs Destoroyah deveria ter sido o último filme de Godzilla, isso porque mesmo que no final não sobre pedra sobre pedra, a historia dele parecia ter finalmente chegado a um limite, mas depois ele foi estranhamente reencarnado no próximo filme e assim a saga continuou por mais um tempo até o Final Wars.
                              
28 filmes não são fáceis de se protagonizar, e Godzilla que o diga. Até ganhou uma estrela na calçada da fama... muito bem merecida na minha opinião.
Foram tantos monstros, batalhas e versões que fica difícil saber quantos inimigos o grande G teve. O curioso sobre essas rivalidades é que uma ora ou outra alguns monstros se aliavam a ele pelo bem do planeta, já que os tipos de criaturas eram classificadas entre: Defensores da Terra (monstros naturais que protegem o planeta por o considerarem sua casa como a Mothra e o Rodan), Mutantes (criaturas que surgiram por causa de experimentos ou resultados de radiação como o próprio Godzilla ou Destoroyah) e Alienígenas (vindos de outro canto do universo como destruidores ou mutantes de outro planeta como o antigo King Ghidora e Mogera). Ironicamente, Godzilla já chutou o traseiro de todos eles pelo menos uma vez e mesmo assim ja recebeu o título de defensor da terra mesmo sendo um mutante.
2012 já chegou e ainda paira entre os fãs uma esperança de que a Toho Company continue Godzilla usando CGI no lugar de maquetes e marionetes de borracha (o que eu acho muito mais criativo porém extremamente falso). Segue abaixo uma lista de curiosidades a respeito do universo criado pela Toho.

* Godzilla já morreu diversas vezes, mas mesmo assim voltou como outras versões ou até mesmo como vilão em Godzilla vs Space Godzilla (que embora todo mundo negue, eu tenho certeza de que foi o antigo Godzilla que estava "boiando" pelo espaço depois de sua luta contra Biollante);

* O primeiro Godzilla foi morto para sempre pelo exército, o monstro que vemos mais tarde enfrentando monstros inimigos é um filhote que nasceu do Godzilla original. A versão americana até fez uma homenagem no final de um último filhote eclodindo de um ovo;

* Quando o filme Godzilla foi lançado em 1954 era considerado uma produção com efeitos acima do esperado para a época;

* King Ghidorah voa mais por causa de seu poder de manipular gravidade ao seu redor do que por suas próprias asas, que são muito pequenas para o tamanho e formato de seu corpo que não tem aerodinâmica nenhuma;

* King Kong já enfrentou Godzilla;

* O rugido de Godzilla é o mais famoso do mundo, soando quase soberano sobre qualquer outro;

* Godzilla é um ser tanto aquático quanto terrestre, porém ele não nada, e sim anda em pé no fundo do oceano;

* Entrou para o Guiness Book como personagem que possui mais filmes da história;

* O primeiro filme é praticamente um re-make de uma raridade chamada The Beast of (insira um número) Photons;


Assim como conheço tiozões e até jovens que adoram Super Sentai, eu mesmo me declaro um super fã de Godzilla. Pretendo criar outras homenagens a filmes ou seriados que adoro, mas acho que não poderia começar de outra forma se não pelo querido Godzilla.
E se você não viu nenhum filme do grande G e quer se arriscar eu recomendo que comece pela temporada Heisei, a partir do momento que se acostumar com os "defeitos especiais" os filmes parecerão muito interessantes e divertidos.
Então até mais leitores... talvez eu poste algum desenho da próxima vez e dê uma introdução no meu primeiro Mangá.


Nenhum comentário: