Páginas

15 de set. de 2013

Silent Hill: Sad Revelation

Uhul! Sou eu de novo, e pretendo voltar mais vezes porque tenho temas para abordar! Temas felizes! Temas épicos! Temas emocionantes!

E agora que disse isso, apenas pra mostrar que sou sádico, vou falar sobre o novo filme de Silent Hill.....


Eu ja citei a um tempo atrás que não gostava de fazer postagens detonando coisas porque a intenção aqui era falar de tudo o que gosto e tals... mas e quando a continuação (ingenuamente) bem aguardada de um grande filme acaba se tornando uma bomba pra lá de ruim? Eu quis falar desse filme desde quando ele ainda era só um rumor pela internet, nessa época as coisas eram meio diferentes, e rolavam boatos de que seria o próprio diretor do primeiro filme a trabalhar nesse, mas no caso, o diretor foi Michael J. Bassett.


O que O Filho do Máskara, A série de filmes Resident Evil do 2 em diante e Silent Hill Revelation tem em comum?
Eles são filmes que não se limitam apenas a serem mal-produzidos, são filmes que não tem a necessidade alguma de existirem.

Eu costumo me interessar bastante por esse negócio de adaptação, é verdade que poucas adaptações são bem trabalhadas e na maioria das vezes acabam virando vergonhas para um bom título original. Mas o próprio filme Silent Hill lançado em 2006 (do qual você pode ver uma velha postagem falando sobre ele bem aqui) foi o melhor nesse tipo de coisa. Quase 7 anos depois sai uma continuação muito aguardada por vários fãs da série de jogos incluindo a mim, no entanto eu simplesmente parei de gostar de sequencias para historias das quais não foram criadas para tal, isso quando esse filme ainda tava em cartaz no exterior, alguma coisa me dizia que era só mais um caça-níquel hollywoodiano.
Felizmente eu assisti ele online, o que me poupou o esforço de pagar um ingresso estranhamente caro com a desculpa de que o filme está em 3D e por isso vale a pena.

Mas quem não viu ainda e gostou muito do primeiro me pergunta:
-É tão ruim assim mesmo?
E eu respondo:
-Seria mais um filme tosco de 2013, se não fosse continuação oficial do bem dirigido SH de 2006 e  também a impressão de que o diretor está rindo da sua cara enquanto você assiste.

A história é uma distorção da trama de Silent Hill 3 do PlayStation 2, assim como a do primeiro filme foi uma distorção do SIlent Hill do PlayStation, mas a diferença fica muito clara depois de alguns minutos de filme, quando percebemos que ele copia na cara dura detalhes do jogo apenas pra não ter que desenvolver nada novo, por exemplo, Sharon da Silva (sim, ela saiu da dimensão paralela onde ela e sua mãe Rose estavam) vive uma vida cheia de correria com seu pai para fugir das influências da cidade amaldiçoada, quando a historia do filme se passa, seu nome falso no momento é Heather enquanto o do pai dela é Harry Mason, coincidentemente muitos dias antes do aniversário da moça, "Harry" a presenteia com.... UM COLETE EXATAMENTE IGUAL AO DO JOGO! Sério!, porquê você daria um colete branco de presente pra sua filha? Mas isso não importa, não importa porque agora temos uma Heather Mason que é morena mas tem o cabelo curto e tingido de loro que usa um colete que faz com que ela se pareça com uma cosplayer do 3° jogo! Quem o diretor quer agradar com isso? Os fãs? Fãs imbecis talvez...

Os personagens não são originais, isso tanto no sentido de serem versões malfeitas do jogo quanto no sentido de serem mal trabalhados, a Claudia Wolf é irmã da vilã Cristabella do primeiro filme, mas onde ela "morava" então já que todos os humanos se refugiavam na igreja? Por quê ela quer fazer um culto a Samael se este demônio nem existia no filme anterior e as pessoas da cidade eram retratadas como crentes devotos?

Vincent Wolf aqui é um garoto da mesma faixa etária da Heather, e adivinha só, o filme tem um pouco de romance adolescente, pois quem ajuda a moça em Silent Hill não é o detetive Douglas, que aparentemente era velho demais para ser um personagem interessante na trama e morre.

Os monstros não tem impacto, nada de nojeiras, nada de ruídos estranhos, nada de escuridão perturbadora. Tudo é corrido, apressado, Heather simplesmente atravessa cada cenário como se fosse um jogo de fase, pega qualquer item e vai para o próximo estágio, a trilha sonora é a mesma do 3° jogo, mas isso apenas faz você se sentir chateado de ouvi-las numa produção tão desleixada.
Os efeitos especiais se limitam a uma maquiagem pouco convincente de perto e muita CGI de longe, a cena do monstro manequim parece um filme de ação.


Eu achei a cena, pode assistir a vontade, não dá medo, a menos que você seja facilmente impressionável (o vídeo contém cena de nudez parcial... ¬¬ antes que algum(a) engraçadinho(a) diga qualquer abobrinha a respeito disso).

E além disso até mesmo o mundo alternativo tem uma boa iluminação, o que significa em termos técnicos uma má iluminação.

O Pyramid Head também aparece aqui, mas assim como no Silent Hill Homecoming ele não faz nada, é apenas fanservice (por quê eu não estou impressionado?), ah não... espera... ele faz alguma coisa sim...

SPOILER Ele luta pela Heather no final contra a Claudia como se fosse um Pokémon SPOILER

Enquanto o filme chega em sua conclusão, é dificil não se sentir enganado, perceber que tudo não passou de uma colcha de retalhos do 3° jogo, emendada de forma grosseira, com atuações medianas e um desfeixo forçado. Eu só consigo imaginar adorando esse filme aquela pessoa fanática por Silent Hill, que coleciona tudo o que vê pela frente relacionado a franquia e não se importa que o filme tenha uma trama medíocre desde que mostre cenários e monstros do jogo.
Eu fiquei triste com o resultado disto, principalmente porque sempre achei que seria tão bom quanto o filme sério de 2006.

Ah! E se preparem, porque um filme inspirado e Silent Hill Downpour seguindo estes mesmos passos pode estar a caminho.






Nenhum comentário: