Semana passada comecei a ler o Manga de uma série que conheci há um bom tempo. Mas tenho que admitir que a versão em quadrinhos é bem melhor do que a animada e vocês já saberão porque.
AH! E lembrando que talvez eu faça uma postagem especial sobre RPG amanhã, já que será aniversário do homem que praticamente criou o protótipo de jogo que mais tarde seria aperfeiçoado ao que temos como base hoje.
Para começar o post vou falar de: Busou Renkin
Por isso o começo do título...
Mas vamos por partes.
Este Manga foi escrito, dirigido e na maioria das vezes desenhado por Nobuhiro Watsuki, o mesmo criador de Rurouni Kenshin ou Samurai X como você preferir.
Podemos entender que Nobuhiro teve vontade de criar uma historia que não fosse tão "realista" como seus trabalhos tinham sido até então, desta forma ele pensou em algo mais engraçado e que envolvesse uma trama mais voltada ao surreal.
Não quero me aprofundar demais na historia pois ela é um tanto quanto simples e seria muito chato se eu acabasse dando spoilers irritantes sobre ela.
Mutou Kazuki é um estudante (sempre um estudante) risonho e de personalidade forte que se importa sempre em primeiro lugar com sua irmãzinha Mahiro e com seus amigos de escola que sempre estão por perto.
Uma certa noite, Kazuki acorda com uma dor forte no peito após sonhar que uma enorme serpente espreitava para perto de uma garota desprevenida que caminhava nos terrenos mal-falados da velha fábrica abandonada próximo ao seu colégio. Heroicamente, o jovem se atira na direção da moça e tem o coração perfurado pela cauda do monstro.
Pensando ter tido apenas um pesadelo, sua vida parece correr normalmente, porém não muito fácil. Após chegar tarde para a aula, Kazuki assume a culpa pelo atraso de sua irmã que começava seu primeiro dia naquele colégio. Um professor estranho pune Kazuki com uma detenção no final do dia.
Enquanto Kasuki termina suas tarefas no quintal da escola, o professor surge de repente mostra sua verdadeira forma, que não é nada mais nada menos do que a grande cobra que o rapaz havia visto em seus sonhos, neste momento a garota que estava na fábrica a noite anterior telefona para ele e começa a explicar a situação. Quando Mutou Kazuki percebe, está envolvido em uma encrenca maior do que poderia imaginar, pois seu sonho não poderia ter sido mais real, já que seu coração realmente foi atravessado pela criatura, porém a jovem que na verdade estava se fazendo de isca, como gratidão por ter sido salva colocou no lugar do coração de Mutou uma liga que mistura vários tipos de metais especiais criados por alquimia chamada Kakugane, no entanto, o pequeno objeto prateado não serve apenas como revitalizador, pois se usado com instinto de batalha pode se tornar uma arma única que varia do carácter de pessoa para pessoa. Kakuganes são as únicas armas capazes de matar Homunculus (seres criados artificialmente através da alquimia).
Então vou parando por aqui com a apresentação...
Sério, não vai ter graça se eu contar mais, mas apenas para justificar uma coisa que disse lá em cima. Busou Renkin é o nome da arma que se forma através da Kakugane, e a arma de Kazuki assume a forma de uma lança com uma faixa enorme que se parece com um cachecol saindo do cabo, quando Kazuki usa alguma técnica com a lança, ela emite uma luz semelhante a emanada pelo Sol, recebendo mais tarde o nome de Sunlight Heart.
Agora a postagem muda um pouco de quadro, como eu disse antes, comecei a ler a versão em manga de Busou Renkin e redescobri uma velha verdade que sempre tornou (na minha opinião) a versão impressa não melhor, mas sim um tanto quanto mais atraente que a animada.
Sabe aquela garotinha chata com voz de miado de gato que fala pelos cotovelos e que quando aparece não importa a cena, ela estraga tudo? Pois é... adivinha só... ela tem a voz e timbre que você imaginar pra ela no manga, e o melhor de tudo: você não tem que ficar olhando para uma imagem por sete segundos esperando um indivíduo apenas repetir o nome da pessoa que acabou de lhe revelar a verdade mais clichê da história dos quadrinhos japoneses.
Na verdade, eu não sei se os autores imaginam as cenas como elas realmente vem a ficar mais tarde no anime, mas no meu ponto de vista, certas piadas realmente funcionam muito melhor no papel do que na tela, como os famosos trocadilhos ou nas besteiras abusivas que ouvimos dos personagens mais inusitados.
O outro ponto em que se difere e que todo mundo já ta careca de saber é que... simplesmente não existem filers, alterações bruscas no roteiro, censura (depende do gênero) e/ou cenas de enrolação com cenário mostrado de todos os cantos antes de uma cena simples de luta, e mesmo se tiver, você pode muito bem passar os olhos rápido por elas.
Mas é claro que eu não estou desmerecendo nenhum anime, há quem goste mais da versão animada do que da versão em quadrinhos e vice e versa, não é fácil para um país que tem hábitos tão diferentes da maior parte do mundo criar algo que se encaixe perfeitamente nos padrões gerais, mas basta prestarmos um pouco de atenção no filme do Final Fantasy que podemos ver que não existem momentos clichês e nem falas desnecessárias, todo o filme é dinâmico e consegue passar toda a sua informação perfeitamente bem sem precisar apelar para cenas lentas e arrastadas para criar tensão. Qual seria o problema em criar uma série animada com esses requisitos?
E eu que já falei sobre tantos títulos pelo blog... agora pareço um traidor do movimento Otaku, mas a verdade é que sempre gostei e sempre vou gostar de animes e mangas, porém existem coisas que sempre me frustram, como o fato de as vezes pegar uma cena avulsa de qualquer título e ter a sensação de ja ter visto aquilo antes, sem falar que a animação parece ter chegado ao seu limite, mesmo faltando muita coisa para evoluir.
Então por estas e outras prefiro ler muito mais um mangá do que sair assistindo tudo o que é lançado hoje em dia, afinal de contas gosto pacas do desenrolar das historias que os japas criam, mas os clichês muitas vezes acabam estragando tudo. Pelo menos lendo eu ainda posso contornar estes detalhes colocando um pouco do meu jeito de ver as coisas nos olhos e nas expressões dos personagens.
Dentro da animação no estilo anime, ainda posso destacar obras que considero incríveis simplesmente por mostrarem suas histórias de um jeito leve e sem apelações emocionais que todos já sabem onde vão dar como:
Ghost in the Shell, Akira, Todos os filmes do Hayao Myazaki e Hellsing Ultimate
De seriados mesmo, consigo pensar apenas no pessoal do estúdio Bones, que conseguem criar episódios com um alto grau de detalhes. Entendam, quando digo isto não quero me referir a textura do desenho, mas sim aos detalhes expressivos como movimento das bochechas ou quando os personagens fazem coisas simples enquanto alguém fala.
Agora você que ja viu vários títulos de animes diferentes me responda, quantas vezes um personagem simplesmente ficou completamente estático na tela enquanto apenas sua boca se movia no mesmo momento que rolava um pequeno distúrbio em seu cabelo bor parte do vento que chacoalhava as folhas da árvore atrás na mesma direção repetidas vezes.
Quanto a animação, acho que disse tudo o que pensava, espero não ter ofendido ninguém, esta foi apenas minha opinião a respeito de quando as pessoas destacam o Japão como o melhor país em termos de animação (que, acredito eu se deram mais por causa de alguns trabalhos que citei acima), o que pode ser até verdade, mas que tem faltado muito esmero.
Como citei Busou Renkin no início do post vou dizer algumas coisas a respeito do manga desta série.
OK, ele não recebeu muitas alterações e a que foram feitas não causaram muita diferença, no entanto, devo citar a já mencionada irmã caçula de Kazuki, a guria é simplesmente....CHAAAAAAAATTAAA no anime, isso porque a voz da dubladora transpassa toda sua personalidade, e eu confesso que na época em que assisti Busou Renkin simplesmente a odiei pois não consegui achar uma personalidade forte e interessante nela, parecia mais uma mocinha irritante que só servia para ficar em apuros de vez em quando e ferrar a vida de Kazuki. E qual foi a minha surpresa quando comecei a ler o manga e me vi gostando da personagem, não ao ponto de considerá-la especial, mas que parecia merecer toda a atenção que o herói dava a ela.
Culpa da dubladora? Claro que não. Com certeza a escolheram porque foi a voz que mais se encaixou nos padrões deles, mas sinceramente, não consegui encontrar sua personalidade porque a Mahiro falava com VOZ DE MIADO DE GATO!!
Enfim, sinto se escrevi um artigo muito grande para uma postagem sem muitas informações, mas talvez eu não seja o único a pensar assim. Então, até a próxima (que talvez seja amanhã), não deixe de comentar e deixar sua opinião.
AH! E lembrando que talvez eu faça uma postagem especial sobre RPG amanhã, já que será aniversário do homem que praticamente criou o protótipo de jogo que mais tarde seria aperfeiçoado ao que temos como base hoje.
Para começar o post vou falar de: Busou Renkin
Por isso o começo do título...
Mas vamos por partes.
Este Manga foi escrito, dirigido e na maioria das vezes desenhado por Nobuhiro Watsuki, o mesmo criador de Rurouni Kenshin ou Samurai X como você preferir.
Podemos entender que Nobuhiro teve vontade de criar uma historia que não fosse tão "realista" como seus trabalhos tinham sido até então, desta forma ele pensou em algo mais engraçado e que envolvesse uma trama mais voltada ao surreal.
Não quero me aprofundar demais na historia pois ela é um tanto quanto simples e seria muito chato se eu acabasse dando spoilers irritantes sobre ela.
Mutou Kazuki é um estudante (sempre um estudante) risonho e de personalidade forte que se importa sempre em primeiro lugar com sua irmãzinha Mahiro e com seus amigos de escola que sempre estão por perto.
Uma certa noite, Kazuki acorda com uma dor forte no peito após sonhar que uma enorme serpente espreitava para perto de uma garota desprevenida que caminhava nos terrenos mal-falados da velha fábrica abandonada próximo ao seu colégio. Heroicamente, o jovem se atira na direção da moça e tem o coração perfurado pela cauda do monstro.
Pensando ter tido apenas um pesadelo, sua vida parece correr normalmente, porém não muito fácil. Após chegar tarde para a aula, Kazuki assume a culpa pelo atraso de sua irmã que começava seu primeiro dia naquele colégio. Um professor estranho pune Kazuki com uma detenção no final do dia.
Enquanto Kasuki termina suas tarefas no quintal da escola, o professor surge de repente mostra sua verdadeira forma, que não é nada mais nada menos do que a grande cobra que o rapaz havia visto em seus sonhos, neste momento a garota que estava na fábrica a noite anterior telefona para ele e começa a explicar a situação. Quando Mutou Kazuki percebe, está envolvido em uma encrenca maior do que poderia imaginar, pois seu sonho não poderia ter sido mais real, já que seu coração realmente foi atravessado pela criatura, porém a jovem que na verdade estava se fazendo de isca, como gratidão por ter sido salva colocou no lugar do coração de Mutou uma liga que mistura vários tipos de metais especiais criados por alquimia chamada Kakugane, no entanto, o pequeno objeto prateado não serve apenas como revitalizador, pois se usado com instinto de batalha pode se tornar uma arma única que varia do carácter de pessoa para pessoa. Kakuganes são as únicas armas capazes de matar Homunculus (seres criados artificialmente através da alquimia).
Então vou parando por aqui com a apresentação...
Sério, não vai ter graça se eu contar mais, mas apenas para justificar uma coisa que disse lá em cima. Busou Renkin é o nome da arma que se forma através da Kakugane, e a arma de Kazuki assume a forma de uma lança com uma faixa enorme que se parece com um cachecol saindo do cabo, quando Kazuki usa alguma técnica com a lança, ela emite uma luz semelhante a emanada pelo Sol, recebendo mais tarde o nome de Sunlight Heart.
Agora a postagem muda um pouco de quadro, como eu disse antes, comecei a ler a versão em manga de Busou Renkin e redescobri uma velha verdade que sempre tornou (na minha opinião) a versão impressa não melhor, mas sim um tanto quanto mais atraente que a animada.
Sabe aquela garotinha chata com voz de miado de gato que fala pelos cotovelos e que quando aparece não importa a cena, ela estraga tudo? Pois é... adivinha só... ela tem a voz e timbre que você imaginar pra ela no manga, e o melhor de tudo: você não tem que ficar olhando para uma imagem por sete segundos esperando um indivíduo apenas repetir o nome da pessoa que acabou de lhe revelar a verdade mais clichê da história dos quadrinhos japoneses.
Na verdade, eu não sei se os autores imaginam as cenas como elas realmente vem a ficar mais tarde no anime, mas no meu ponto de vista, certas piadas realmente funcionam muito melhor no papel do que na tela, como os famosos trocadilhos ou nas besteiras abusivas que ouvimos dos personagens mais inusitados.
O outro ponto em que se difere e que todo mundo já ta careca de saber é que... simplesmente não existem filers, alterações bruscas no roteiro, censura (depende do gênero) e/ou cenas de enrolação com cenário mostrado de todos os cantos antes de uma cena simples de luta, e mesmo se tiver, você pode muito bem passar os olhos rápido por elas.
Mas é claro que eu não estou desmerecendo nenhum anime, há quem goste mais da versão animada do que da versão em quadrinhos e vice e versa, não é fácil para um país que tem hábitos tão diferentes da maior parte do mundo criar algo que se encaixe perfeitamente nos padrões gerais, mas basta prestarmos um pouco de atenção no filme do Final Fantasy que podemos ver que não existem momentos clichês e nem falas desnecessárias, todo o filme é dinâmico e consegue passar toda a sua informação perfeitamente bem sem precisar apelar para cenas lentas e arrastadas para criar tensão. Qual seria o problema em criar uma série animada com esses requisitos?
E eu que já falei sobre tantos títulos pelo blog... agora pareço um traidor do movimento Otaku, mas a verdade é que sempre gostei e sempre vou gostar de animes e mangas, porém existem coisas que sempre me frustram, como o fato de as vezes pegar uma cena avulsa de qualquer título e ter a sensação de ja ter visto aquilo antes, sem falar que a animação parece ter chegado ao seu limite, mesmo faltando muita coisa para evoluir.
Então por estas e outras prefiro ler muito mais um mangá do que sair assistindo tudo o que é lançado hoje em dia, afinal de contas gosto pacas do desenrolar das historias que os japas criam, mas os clichês muitas vezes acabam estragando tudo. Pelo menos lendo eu ainda posso contornar estes detalhes colocando um pouco do meu jeito de ver as coisas nos olhos e nas expressões dos personagens.
Dentro da animação no estilo anime, ainda posso destacar obras que considero incríveis simplesmente por mostrarem suas histórias de um jeito leve e sem apelações emocionais que todos já sabem onde vão dar como:
Ghost in the Shell, Akira, Todos os filmes do Hayao Myazaki e Hellsing Ultimate
De seriados mesmo, consigo pensar apenas no pessoal do estúdio Bones, que conseguem criar episódios com um alto grau de detalhes. Entendam, quando digo isto não quero me referir a textura do desenho, mas sim aos detalhes expressivos como movimento das bochechas ou quando os personagens fazem coisas simples enquanto alguém fala.
Agora você que ja viu vários títulos de animes diferentes me responda, quantas vezes um personagem simplesmente ficou completamente estático na tela enquanto apenas sua boca se movia no mesmo momento que rolava um pequeno distúrbio em seu cabelo bor parte do vento que chacoalhava as folhas da árvore atrás na mesma direção repetidas vezes.
Quanto a animação, acho que disse tudo o que pensava, espero não ter ofendido ninguém, esta foi apenas minha opinião a respeito de quando as pessoas destacam o Japão como o melhor país em termos de animação (que, acredito eu se deram mais por causa de alguns trabalhos que citei acima), o que pode ser até verdade, mas que tem faltado muito esmero.
Como citei Busou Renkin no início do post vou dizer algumas coisas a respeito do manga desta série.
OK, ele não recebeu muitas alterações e a que foram feitas não causaram muita diferença, no entanto, devo citar a já mencionada irmã caçula de Kazuki, a guria é simplesmente....CHAAAAAAAATTAAA no anime, isso porque a voz da dubladora transpassa toda sua personalidade, e eu confesso que na época em que assisti Busou Renkin simplesmente a odiei pois não consegui achar uma personalidade forte e interessante nela, parecia mais uma mocinha irritante que só servia para ficar em apuros de vez em quando e ferrar a vida de Kazuki. E qual foi a minha surpresa quando comecei a ler o manga e me vi gostando da personagem, não ao ponto de considerá-la especial, mas que parecia merecer toda a atenção que o herói dava a ela.
Culpa da dubladora? Claro que não. Com certeza a escolheram porque foi a voz que mais se encaixou nos padrões deles, mas sinceramente, não consegui encontrar sua personalidade porque a Mahiro falava com VOZ DE MIADO DE GATO!!
Enfim, sinto se escrevi um artigo muito grande para uma postagem sem muitas informações, mas talvez eu não seja o único a pensar assim. Então, até a próxima (que talvez seja amanhã), não deixe de comentar e deixar sua opinião.
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