Páginas

3 de mai. de 2012

O Inverno está mais perto do que nunca...

   Game Of Thrones não é mais novidade para ninguém, com ambas as séries e os livros  bem sucedidos e  aceitados pelo público e pela crítica, a popularidade dessa saga cresce cada vez mais. 
   Bem, o motivo deste post? Dizer minha opinião na parte psicológica da série. Para quem não conhece, As crônicas de fogo e gelo é uma saga de aventura/drama épica escrita por George R. R. Martin. Basicamente a história se passa em Westeros, onde várias famílias disputam o trono de ferro (que controla os sete reinos) para sobreviver ao longo inverno que se aproxima que pode durar até décadas.



   Muitos comparam essa saga com a do senhor dos anéis, afirmando até que ela é melhor (eu acho impossível comparar porque os livros foram escritos em épocas completamente diferentes e Game Of Thrones trata de um assunto muito mais adulto e delicado do que senhor dos anéis.). Isso provavelmente pelo fato de ambas as histórias se passarem em um reino imaginário numa época medieval. Pois bem, o interessante dessa saga é o fato dela possuir uma variedade vasta de personagens muito bem explorados psicologicamente, muitos deles possuindo suas próprias ambições e fortes personalidades. O motivo de Game Of Thrones ser uma história mais direcionada para o público adulto é por tratar de assuntos que até podem ser considerados taboos, como incesto e muitos outros tópicos delicados. Obviamente isso trouxe muitas reclamações para George. Ainda mais pelo fato de Daenerys, umas das principais personagens, ter engravidado com apenas 13 anos. Ainda mais pelo os atos sexuais serem narrados sem frescura nenhuma se me permitem o termo. George explicou tudo isso dizendo que queria aproximar sua história o máximo possível da "nossa" época medieval, em que as meninas era consideradas preparadas para os atos sexuais após suas primeiras menstruações. Não apenas esses, mas também muitos outros assuntos incluindo até mesmos, questões raciais.




Traição também é um assunto muito abordado na série e George faz questão de deixar a história mais parecida com a realidade, te lembrando do fato de que ninguém é imortal. Não estou dizendo que todo mundo morre, mas não aconselho a ninguém se apegar a algum personagem. Nos livros, a narração varia de personagem em cada capítulo, narrando a história paralelamente, o que te dá a sensação de estar mais "por dentro" e entender o que está acontecendo na visão de cada um. É exatamente por causa disso que você pode mudar sua opinião sobre algum personagem a qualquer momento. George também é um excelente escritor que sabe muito bem descrever as cenas, mas de um modo que prenda você a leitura, diferente do livro do senhor dos anéis no qual Tolkien descreve tanto que fica até cansativo. Mas não estou aqui para fazer comparações. 


   No momento, Martin está está escrevendo o sexto livro de sete "The Winds Of Winter" e a série se encontra na segunda temporada. O seriado também é uma excelente pedida para que não curte muito uma leitura. Com um elenco e atuações impecáveis, os episódios de 50 min. à uma 1 hora cada, descrevem perfeitamente o mundo de Westeros e suas histórias, com maravilhosos cenários, (exatamente do modo que você imagina quando está lendo os livros), ótimos efeitos especias e cenas de ação divertidíssimas. Não é a toa que George R. R. Martin é um considerado o mestre da literatura fantástica atualmente.





Nenhum comentário: