Páginas

2 de mai. de 2012

Amnesia... um conto de horror feito para você

Yooooooooooohhhhhhh!!!! leitores! Depois de um século estou de volta para descongelar o blog e trazer mais uma inusitada análise sobre um jogo!

Como eu só faço análises sobre coisas que me tiram muito a atenção, de vez m quando eu posto algo sobre um jogo aqui.
A bola da vez é um game que me deixa boquiaberto toda vez que penso em como seu sistema funciona e seu dever é bem cumprido quando mais um jogador corre em direção ao interruptor para acender a luz ofegante e trêmulo, mas mesmo assim satisfeito.



Você tem ou já teve medo do escuro?

Imagine um jogo do qual sua lanterna tem um limite de tempo para ficar acesa, depois disso é necessário trocar seu óleo para voltar a usá-la, os esqueiros são limitados e acendem poucas velas e tochas em volta, caso eles acabem... diferente de Silent Hill... você vai ficar em plena escuridão, tendo que tatear as cegas em busca de luz e deixando de lado sua missão e total atenção a trama da historia, correndo o risco de cair nas mãos de um dos vários monstrengos que vagam atrás de você.


Uma breve introdução a historia:
O jogador incorpora Daniel, um rapaz inglês que acorda com amnésia em um castelo sombrio e perturbador, depois de jogar por alguns minutos, descobre-se que Daniel escreveu uma carta para ele mesmo antes de perder a memória, explicando que seu dever é descer até a parte mais funda do castelo e matar um velho senhor responsável por algo macabro e terrível, a carta termina advertindo sobre a presença de uma "sombra" que persegue Daniel e quer matá-lo a todo custo.
A medida que se joga Amnesia, a trama vai sendo contada através de pequenas cartas, diários que são encontrados e breves flashes de memória tidos pelo protagonista.

Basicamente falando, isto é a historia de Amnesia, porém, quanto mais o jogador vai descobrindo sobre ela, mais interessante vai ficando, pois ainda resta saber afinal de contas quem é Daniel e por que ele tem que matar o dono do castelo.

Agora tratando a parte mais marcante do jogo.
Quando jogamos Resident Evil 3 queremos encontrar o Nemesis, afinal de contas ele da medo mas é muito alucinante fugir dele, sem falar que o visual da criatura é muito bacana, o mesmo acontece com o Silent Hill 2, quando encontramos o Pyramid Head. Mas no caso de Amnesia, até mesmo uma oração é bem vinda para que não nos topemos com um Buscador (criatura bizarra que persegue Daniel), pois não temos armas para lidar com a criatura.
Tá enxergando alguma coisa?
   É assim que você enxerga a maior parte do jogo
Os únicos procedimentos que podem ser usados são esconder-se em local escuro e não fazer barulho até que o desgraçado vá embora. E é nesse momento que o sistema do jogo mostra suas cartas pois... se Daniel ficar no escuro por muito tempo ele fica insano! Logo, vai o jogador se borrando de medo ascender todas as luzes das tochas e velas pra deixar o local bem visível, e quando ele abre ema porta qualquer e se depara com o ser que não poupa esforços e corre atrás até o ponto de destruir portas para pegá-lo, ele não tem lugar para se esconder, pois tudo está iluminado... agora é só se encolher em um canto enquanto espera para ser retalhado.

O mais interessante nisso tudo é que os monstros são apenas um detalhe, pois o jogo não te deixa descansar nem por um segundo, se você fica em um lugar iluminado por muito tempo, o jogo para e você percebe que não vale a pena, se você fica com a lanterna acesa apenas porque está com medo, o óleo dela pode acabar no momento em que mais precisa mais tarde, se você ficar no escuro por muito tempo, a mente de Daniel começa a ficar deteriorada, e ai chegam os ruídos estranhos, rugidos animalescos, portas rangendo e o maldito ainda começa a ficar ofegante e a fazer barulho, atraindo qualquer buscador que esteja por perto. A trilha sonora não para nem um segundo, e se parar, pode ter certeza de que ela vai continuar a qualquer momento em um ritmo mais agonizante, as músicas variam de ruídos que seguem em loop, arranjos sombrios de corais e um som frenético de quando um monstro está correndo atrás de você.

A impressão de que você nunca mais vai ver a luz do dia novamente e que está claustrofóbicamente preso cada vez mais abaixo de um castelo corroído pelo tempo cheio de masmorras, câmaras de tortura e abatedouros é intensa.

Quando se começa Amnesia, a impressão que temos é que o jogo quer nos assustar a qualquer momento, o que causa um certo desapontamento, afinal de contas o início é até bem iluminado e raramente o personagem corre risco de vida, mas a cada porta que vamos abrindo a dificuldade vai aumentando, os quebra-cabeças não são difíceis, na verdade seriam até mesmo patéticos, se não fosse o fato de que você precisa reunir coragem para andar de um lado para o outro pra encontrar chaves e itens, e na hora de montá-los termos que ficar olhando em volta porqu a sensação de estar sendo vigiado permanece o game todo.

Terminando o que tenho para falar de Amnésia, o jogo tem gráficos bem simples que chegam a ser fracos em certos momentos, mas isso não influencia em nada e só quem já jogou sabe disso. Algumas pessoas disseram que acharam o jogo fraco, eu as desafio a jogarem depois da tão comentada e rápida "fase da água" e manterem o mesmo ritmo que tinham no começo.
Eu não o recomendo para pessoas que sentem medo fácil, pessoas de coração frágil e cagões (mesmo que eu tenha me assustado fácil, com meu coação quase doendo e me borrando de medo).

Deixo abaixo um Gameplay com algumas partes bizarras.

Clique no ícone do YouTube no canto do player e veja em tela cheia com a luz apagada, só pra sentir uma pitada do que o jogo passa.

                                         Ignorem as brincadeiras WTF do sujeito... 

Nenhum comentário: