Páginas

16 de jul. de 2012

Água, Terra, Fogo, Ar... Desprezo?

Olá meus caros errantes (ou não) leitores, hoje me deu vontade de falar de um desenho (Anime, tanto faz), que passou há alguns anos na globo e também já foi um trunfo para a Nickelodeon na TV a cabo. E é claro que estou falando de Avatar: Alenda de Aang/The Last Airbander.

Uma das coisas que mais me irritam na internet é ficar lendo comentários escrotos de pessoas se lamentando  que os desenhos de hoje não são mais tão bons quanto antigamente, isso faz com que esta postagem não seja exatamente sobre Avatar, ela pode servir para falar de modo geral sobre como desenhos bons ainda circulam por aí e a maioria não faz a menor ideia que existam ou simplesmente detona.

Os desenhos de hoje estão em decadência, isso é fato, mas esta é uma verdade que abrange apenas o mundo dos cartoons, pois tanto séries animadas quanto longa metragens com Super-Heróis e afins sempre pipocam por aí, o problema é que o nosso público perde mais tempo reclamando sobre o que já passou que não consegue nem mesmo olhar para o que seria interessante passar.

Avatar: The Last Airbander é uma das melhores animações que existem, e esta afirmação apesar de parecer exagerada da minha parte é a melhor que consigo encontrar para esta série. Juntemos alguns fatos importantes que contribuem para isso:

*Personagens diferenciados, tanto no caráter quanto na aparência e filosofia de vida;
*Uma trama simples mas envolvente, que não se prende a um motivo tolo e batido, não tenta popularizar estilos diferenciados, tudo se passa de forma natural e ainda sim nos mostra um grande conflito envolvendo governo e opressão;
*Tem um humor extraordinariamente original, sem apelações e sem forçar a barra;
*Cada personagem cresce de alguma forma diferente, sem exageros e sem precisar adquirir poderes novos para se sentirem mais capazes (mesmo que consequentemente acabem adquirindo);
*Passa muitas belas lições de respeito, trabalho em equipe, amizade, força de vontade e caráter sem forçar para o lado emocional.

Eu poderia citar uma lista com mais itens aqui, mas acho que não é necessário. Quando eu assistia esta série, eu realmente vibrava durante as lutas, aprendia um bocado com os personagens e me maravilhava o tempo todo com a genuinidade dos cenários. Conheci muitas pessoas que gostavam da mesma forma que eu, mas depois que Avatar acabou, a maioria parece simplesmente ter esquecido de como foi legal.
O grande problema nisso é que não são os desenhos atuais que estão ruins, pelo contrário, existem séries tão boas atualmente quanto as que passavam no final da década de 80 e durante a de 90, mas todos estão tão apegados a elas que esquecem de dar uma chance ao que pode ser um grande sucesso aqui no Brasil. Certo dia eu estava comentando com um amigo meu que o Anime que mais chegou perto de Dragon Ball Z em questão de lutas foi o Bleach, meu amigo concordou, mas disse que Bleach nunca chegaria aos pés de Dragon Ball Z porque não tem personagens tão carismáticos. Mas ele tem razão, não é?... Claro... QUE NÃO!!!!

E por que eu afirmo isso também? Simples, porque Dragon Ball Z não tem nada além de visual, os personagens não só são extremamente rasos como também se tornam inúteis a cada saga, depositando sua fé e esperança nas costas de um único homem, do qual não parece estar nem aí com o futuro de p**ra nenhuma, mas sim fazendo o que qualquer um com tais poderes faria pela Terra. Super, mega fãs de DB me desculpem, este Anime fez a minha infância também e eu devo muito a ele, tanto que fiz uma homenagem no blog. Mas essa é uma verdade que a maioria omite ou simplesmente nunca se deu conta, se você não está convencido disso, pare e reflita sobre estes fatos:... por que tudo em DBZ é tratado de forma tão vulgar? Desde a morte de pessoas comuns até a de personagens importantes e a destruição de um planeta inteiro para que depois tudo seja trazido de volta por um desejo, por que todos os vilões tem planos e objetivos semelhantes e obtusos? Por que... ah esquece, não é pra isso que fiz o post, mas o que quero dizer é que DBZ não é melhor que Bleach e nem vice e versa, mas Dragon Ball Z não ganha pontos por mostrar homens bombados atirando massas de Ki para fazer uso de toda sua "*odeza" salvando um mundo onde só algumas cidades são mostradas e todas as pessoas que aparecem são as mais imbecis e vazias possíveis.
Apenas para parar de falar de Dragon Ball.... Akira Toriyama, escreveu diversos mangás, e eu posso perceber com uma grande facilidade que o foco do autor sempre foi o humor, quando a primeira parte de DB ainda passava na TV eu podia perceber que Goku, apesar de pequeno tinha muito mais personalidade e objetividade do que sua versão adulta das sagas Z e GT, provavelmente por insistência da editora e dos fãs, Toriyama transformou sua divertida aventura por um mundo cômico atrás das sete esferas em uma ladainha repetitiva de "vilão do MAU tentando dominar o mundo" e "guerreiro aposentado (sim, porque ele até se casou com a mulher mais insuportável da face da terra e constituiu família) tentando aumentar o poder para deter o MAU e salvar a humanidade..." again, and again, and again...

Minha infância a parte, não gosto de me queixar do que aparece de novo, mas como disse antes, os cartoons sofreram demais com essa modernização das coisas, eu pessoalmente fico triste de ver as versões mais atuais de Tom & Jerry ou Pica-Pau. Parece que toda a malícia do desenho foi drenada, os  personagens se tornam vazios, chegando a parecer palhaços que levam a mais ridícula pancada apenas para fazer o mais discreto grupo de crianças bobas darem pequenos sorrisos.


Os canais de TV atualmente tem deixado de lado o entretenimento para o público infantil, consequentemente as animações que sempre agradaram aos de idade mais avançada acabam sendo cortadas sem dó nem piedade. Mas isto, em grande parte também é culpa do pessoal que reclama demais. Nós podemos chegar a uma conclusão de que, enquanto houver internet, boa parte das coisas que fizeram nossa infância ainda estarão disponíveis para serem revistas e nos proporcionar aquela nostalgia maravilhosa, claro que não é a mesma coisa que assistir na Televisão, mas mesmo assim é ter o conteúdo ali, pronto para ser assistido.
Será que aqui, no nosso país, um remake de Thundercats (ou até mesmo um reprise do original) conseguiria uma audiência parecida com a de épocas remotas? Quem assistiria? As crianças de hoje em dia estão acostumadas com outros padrões de animações e o pessoal que sente tantas saudades está trabalhando, cursando ou os dois em períodos proporcionais. Por isso emissora nenhuma vai se dar ao trabalho de tentar resgatar algo que tenha se tornado relíquia  e pela falta de interesse dos mais jovens de agora, as programações da TV aberta estão cada vez mais fracas e as da TV a Cabo cada vez mais limitadas a seriados bobos (nem todos), cartoons extremamente sem sal e animes mal dublados.

Mas mesmo assim... e quando surge uma série como Avatar? A maioria ignora, dizem que não é tão bom quanto "qualquer outra coisa que passava na década retrasada", e ainda existem os pais que dizem que por envolver batalhas violentas, o desenho se torna impróprio para menores, ignorando qualquer lição de carácter que aquilo possa ensinar. Com isso é mais um ponto negativo que a animação recebe, e por isso não se acha mais entretenimento de qualidade na Televisão... além de certos programas de humor, mas isso é uma outra história.

Para encerrar o post, apenas avisando (como se ninguém soubesse) que não vai tardar muito para a Nickelodeon lançar a continuação de Avatar, desta vez intitulado a Lenda de Korra, é uma sequela diferente da animação original, eu vi alguns trailers e a proposta realmente me empolgou, agora... se a TV brasileira, tanto aberta quanto a cabo (da qual tenho quase certeza) passarem essa série e mais uma vez for mais um desenho esquecido... bom, aí minhas palavras serão apenas confirmadas, mesmo que isso não dependa dos marmanjos que podem assistir online mais tarde, mas sim do pessoal que chega da escola e senta na frente da TV enquanto espera o almoço.

Nenhum comentário: