Páginas

1 de dez. de 2011

Cuidado... Ginger Morde!

E mais um post sobre filme que faço no blog... mas desta vez será um pouco diferente. Desta vez é sobre um filme de horror especial.
                                                Ginger Snaps ("Possuída"- PT)

Já devo ter mencionado que o assunto dos Lobisomens me agrada muito, se não mencionei, agora vocês sabem XD.
Ginger Snaps, antes de tudo se tornou especial pra mim porque é um filme que me liga a duas pessoas de grande importância, sem falar que é completamente diferente das outras películas sobre seres lupinos que já vi, portanto dedico a postagem ao meu melhor amigo e a minha grande amada... que não me ama.  


Ginger Snaps é um filme canadense que tem base no amor entre duas irmãs, uma condenada e a outra vinculada a um pacto.
A Licantropia (ato de transformação de uma pessoa em lobo) é mostrada como uma doença sanguínea, da qual não existe uma cura específica e que vai aos poucos consumindo a personalidade e aparência do infectado, até que ele se torne um novo tipo de criatura completamente animalesca.


Vamos a história:
Ginger e Brigitte Fitzgerald são duas irmãs inseparáveis e completamente anti-sociais, Ginger é bonita e sexy, enquanto Brigitte é magrela e nariguda (mesmo assim bonita, depende do angulo), tendo as duas apenas em comum na aparência um colar indígena feito com o crânio de um pequeno pássaro. 
Uma coisa que fica muito clara no começo da trama é que as irmãs Fitzgerald tem um gosto estranho para entretenimento, sempre pensando em morte e desastres, isto rende um trabalho de escola  (impressionante, na minha opinião) muito polêmico chamado "Como deveriam ser nossas mortes", feito em cima do tema "A vida nas Colinas Bailey" (condomínio nas colinas onde as protagonistas vivem).
Uma das imagens do trabalho das duas
Por serem estranhas, certamente sofrem Bulling de diversos alunos, e é exatamente por causa disto que acabam encontrando uma aventura muito mais bizarra e assustadora da qual nunca poderiam imaginar.
Para se vingar de uma aluna metida, Brigitte e Ginger saem durante a noite com a ideia de sequestrar o cachorro de sua inimiga e matá-lo, colocando a culpa assim em uma fera assassina que anda pelas colinas ao anoitecer, mas que ninguém é capaz de ver.
Chegando ao local próximo a casa desta garota, as irmãs encontram o corpo de um cão completamente destroçado, imaginando que aquele poderia ser o tal cachorro, as duas decidem voltar, com um certo receio de que a fera misteriosa ainda esteja por perto. Neste momento acontece algo completamente inconveniente: a menstruação atrasada de Ginger chega, e o sangue que começa a sair atrai a terrível besta que se escondia entre as árvores.
Ginger é levada para longe, mordida, arranhada, atirada com força e talvez até quebra algum osso, mas no final consegue, com a ajuda de sua irmã se livrar do monstro. Ao atravessar uma rodovia atrás das garotas, a fera é atropelada pela van de um rapaz que apenas viu duas pessoas correndo de última hora na frente de seu veículo e um animal horrendo se chocar contra seu capô.
A antiga fera agora está completamente aniquilada, mas Ginger, por sair viva divide dos mesmos genes do grande caçador lupino que sempre aterrorizou os moradores das Colinas Bailey.

Com este enredo, já podemos perceber que não se trata de um filme de Lobisomem comum, principalmente porque a criatura morreu por causa de uma batida de carro, e não com uma bala de prata no peito. Do momento em que Ginger sai viva do incidente, sua personalidade começa a mudar drasticamente, a garota que antes era anti-social e rebelde começa a ficar metida e atirada, parecendo mesmo uma cadela no cio, e Brigitte desesperada para achar uma cura para sua metamorfose, que parece acelerar toda vez que a garota cede aos seus "novos" instintos.   

Com o desenrolar, vamos nos acostumando com Brigitte que mostra ser a verdadeira protagonista, ela não se importa com sigo mesma, apenas com o bem estar da irmã, que quando pequena, foi a única em quem pôde confiar, fazendo um pacto aos oito anos de nunca se separar da tal cortando suas mãos e unindo-as com sangue.
O problema é que Ginger não parece querer ser ajudada, sempre tendo recaídas e fazendo coisas monstruosas. No começo, a garota acaba ficando ainda mais bonita, com seu cabelo ganhando mechas brancas, seus dentinhos ficando pontiagudos e seus olhos amarelados. Mas ao começar a criar garras e ficar com a pele ressecada, sua aparência não passa de uma híbrida entre mulher e cachorro.

Agora... para os mais exigentes fãs de Lobisomens, não posso dizer que terão uma boa experiencia com a forma completa da fera, isso porque assim como no filme do John Landis, Um Lobisomem Americano em Londres, a criatura anda nas quatro patas, como um lobo normal. Pessoalmente, eu gosto mais assim, sempre relacionei o Lobisomem a uma figura ligada ao terror, e não consigo imaginar uma criatura que seja mais homem do que animal assustadora, o ato de perder a consciência e se transformar em uma espécie de lobo sobre um rascunho humano, como é o caso de Ginger, gera uma reação muito mais repulsiva e assustadora.

Mas uma coisa até mesmo os mais exigentes fãs de lobisomens terão que admitir: O monstro deste filme é muito mais sinistro do que qualquer outro, afinal de contas ele é como um lobo vestindo uma pele humana, não parece uma transformação perfeita, se assemelha mais a uma... doença.... ou uma mulher na TPM e as mudanças que as meninas devem passar para se tornarem mulheres... seria isso?



               
A produção é boa, levando em conta que foi feito em 1999-2000, não tem efeitos em CGI, apenas os bons e velhos Animatronics (bonecos hidráulicos). O diretor se chama John Fawcett, do qual não sei muitas coisas, mas descobri que foi diretor de seriados como Xena-A Princesa Guerreira e Blade-The Series.

Apesar de todo o sangue, Ginger Snaps não se trata exatamente de um filme de terror, todo o horror da historia é direcionado para o final, sendo a trama na verdade uma espécie de drama familiar.
Eu recomendo esse filme para quem gosta de histórias diferentes do clássico que estamos acostumados a ver por aí. Pessoalmente adoro ele e acho que é muito difícil não se apegar as irmãs Fitzgerald, principalmente a Brigitte que demonstra uma coragem e determinação que nem mesmo ela pensava possuir.

Comentem ^^
   


Nenhum comentário: