Páginas

22 de dez. de 2011

Quem diria que as coisas mais assustadoras acontecessem em Lugar Nenhum?





Esse post vai ser descontraído e com uma leve pitada de nostalgia. Eu tenho certeza que esse desenho marcou a infância de muitas pessoas e assustou várias também. Por mais que comédia seja o tema principal dessa série, ela não deixa de possuir episódios muito bizarros.
Coragem o cão covarde foca na história de um cãozinho rosa que mora em lugar nenhum com Muriel e seu marido Eustácio resmungão (Familiar para alguém?). Lugar nenhum, como o próprio nome diz, é um lugar localizado no meio do nada onde coisas muito estranhas ocorrem, e cabe a Coragem (que ironicamente é muito covarde) , salvar sua família. Curiosamente, o lugar onde se localiza a casa de Coragem é onde supostamente se localiza a área 51 (Aquele lugar de ets...).

Tudo bem, esse post pode não ter exatamente a temática que o blog oferece, mas tenho que destacar esse desenho especialmente. Coragem não é apenas um desenho direcionado para o público infantil, apesar de possuir alguns ingredientes indispensáveis como lições de moral e muito humor (os desenhos animados possuíam um humor mais ácido alguns anos atrás, diferente dos de hoje em dia que são infantis demais...). Pois bem, a característica mais marcante desse desenho é a leve pitada de horror. Os episódios possuíam roteiros muito bem elaborados e criativos, focando em todos os tipos de monstros e lendas urbanas. É claro que por mais bizarro que pudessem ser, os episódios sempre estão recheado de situações engraçadas.

Coragem possuía um arsenal com os mais diversos vilões, alguns mais bizarros como Katz, o gato e outros mais descontraídos, como a raposa que queria sequestrar a Muriel para fazer uma sopa de vovó que não lembro o nome. A maioria das vezes, Coragem utilizava seu computador para ajudá-lo a se livrar desses inimigos, quase sempre para salvar Muriel, dizendo seu famoso bordão "as coisas que eu faço por amor". Outro detalhe bacana é o ambiente do episódio, aquela casa de madeira naquele cenário desolado com o silêncio quebrado somente pelo o som do moinho. Um lugar perfeito para as situações mais assustadoras acontecerem. Como no episódio em que o moinho para de girar, liberando assim uma maldição, no qual um grupo de bárbaros mortos-vivos voltavam para se vingar do atual dono do moinho. Quando isso acontecia, o céu ficava vermelho e uma música desesperadora tocava no fundo. (Ainda tenho arrepios toda vez que vejo esse episódio).

Coragem possuía também, alguns episódios de drama muito bons, como aquele do corcunda que se refugia no estábulo dele, o que mostra como coragem foi encontrado por Muriel e vários outros. Preciso desabafar, isso é o que eu mais sinto falta nesses desenhos atuais, que são desnecessariamente idiotas e demasiadamente infantis, sem falar que parecem ser desenhados por crianças de cinco anos. Falta emoção, comédia, aventura e inspiração. Sinto pena por essa nova geração que nunca vai poder absorver nada de bom nesses desenhos hoje em dia. Estou parecendo aqueles velhos que reclamam de crianças no gramado, então vou completar esse post. Coragem está entre vários desenhos que marcaram a infância de pós-adolescentes, seja pelo seu humor ácido, ou por sua bizarrice, mas será sempre um desenho lembrado naqueles ataques de nostalgia.


Nenhum comentário: