Páginas

3 de dez. de 2011

O ano 3.000 nunca foi tão divertido!


Eu sempre gostei de Simpsons, nunca fui fascinado, mas assisto desde que era criança e posso afirmar que ele acompanhou bastante minha adolescência. Mas a pouco tempo atrás eu fiquei curioso com o Futurama, desenho do mesmo criador Matt Groening que é tão famoso quanto Simpsons. Eu conheço ele a um bom tempo, dos comerciais da Fox, mas nunca pensei que ele seria um dos melhores desenhos animados que eu já assisti. Como citei acima, de repente nasceu uma pequena curiosidades, assisti um episódio na fox, gostei, e, antes de perceber, estava viciado. Pouco tempo depois, já tinha assistido todos os episódios, incluindo os filmes. Bom, não é preciso ser um gênio para descobrir que é dele que falaremos nesse post xD.


Futurama conta a história de Philip J. Fry, um rapaz entregador de pizza que, por causa de um infeliz acidente, vai parar 1.000 anos no futuro. Isso tudo porque Fry foi pego por um trote quando ia fazer uma entrega, chegando ao local, Fry viu que o cliente que havia pedido se chamava I. C Wiener (Eu Vejo Pinto no português) um típico trocadilho de nomes. Decepcionado, Fry percebe que está em um laboratório de criogenia, senta na cadeira mais próxima, perde o equilíbrio e acaba caindo em uma máquina, sendo congelado instantaneamente, com o timer marcado para ser descongelado apenas 1.000 anos depois. Assim começa nossa história. Quando Fry é descongelado, se vê em um mundo completamente alterado, com aeronaves, tubos que transportam pessoas e várias outras bizarrices futurísticas. Mais tarde, Fry descobre que ele se encontra em New New York, uma cidade construída em cima de New York, que agora é uma cidade subterrânea abandonada. Lá, ele conhece Bender, um robô misantropo, cleptomaníaco que precisa de álcool para funcionar, que mais tarde vira seu melhor amigo, e Leela, uma cíclope alienígena por quem Fry se apaixona. (É revelado depois que Leela é, na verdade, uma mutante que possui o menor número de características mutantes já vista, assim conseguindo se passar por uma alienígena e viver entre os humanos. Isso porque os mutantes vivem nos esgotos da cidade e não tem permissão para subir.) Ironicamente, Fry consegue um emprego como Delivery Boy, só que fazendo entregas para planetas ao invés de casas e pilotando uma nave espacial invés de uma bicicicleta. Ele começa a trabalhar na companhia de entregas que pertence ao seu parente mais distante, Professor Farnsworth chamada Planet Express. (Planeta Expresso na versão dublada). Lá também trabalha o burocrata jamaicano Hermes Conrad, o médico meio lagosta meio polvo Dr. Zoidberg e a estagiária chinesa e marciana Amy Wong. Um dos detalhes mais interessantes em Futurama, é que Fry parece se adaptar melhor no futuro do que no passado, onde vivia todo mundo que ele conhecia (Talvez por ele não ter amigos e ser subestimado por sua própria família).

Existem vários fatores que me fazem gostar mais de Futurama do que de Simpons, (eu sei que muitos vão achar o que eu estou afirmando uma calúnia, mas é apenas a minha opinião u.u) um deles são os personagens, eu acho que eles são melhores explorados e aproveitados psicologicamente. Em muitos episódios, podemos sentir exatamente o que o personagem está sentindo, fazendo com que você se identifique melhor com eles, e assim, logicamente, pela série também. Outro motivo: porque Futurama é mais adulto. Em alguns episódios eles tratam de assuntos mais dramáticos e complexos, geralmente retratando algum problema pessoal de algum personagem. Posso citar os que mostram o passado de Fry, como "Jurassic Bark", (tenho certeza
que esse causou muitas lágrimas em várias pessoas xD) que conta de como Fry acha um fóssil de seu cachorro Seymour, que era o melhor amigo dele no passado; "The Luck of the Fryish", que trata do relacionamento de Fry com seu irmão Yancy e outros que são muito bem bolados como "The Late Phillip J Fry" e "The Sting", ambos falam sobre o amor de Fry por Leela.
Mas é claro que Fry não é o único personagem a ser bem retratado. Leela também sofre na sua vida amorosa (muitas vezes pelo fato de possuir apenas um olho) e também por não saber quem são seus pais, e isso é explicado em "Leela's Homeland". Bender que é o personagem mais famoso, também não escapa, já tentou se suicidar várias vezes e já teve várias crises existenciais. A melhor delas no episódio "Lethal Inspection" em que Bender vai atrás de seu inspetor para reclamar por vir sem uma unidade de backup. Até mesmo Dr. Zoidberg que é um personagem secundário sofre por não conseguir arrumar um par para se acasalar, não conseguir ser comediante que é seu sonho e ser desprezado por todos, inclusive pelo seus colegas de trabalho. Outra coisa interessante em Futurama são seus paradoxos e viagens no tempo, podemos citar "Roswell That Ends Ends Well", que conta como os passageiros da Planet Express voltam para Roswell, no ano de 1947 e "The Why Of Fry" que mostra a importância de Fry para o universo. (Esses episódios são bem "excêntricos" e importantes, não quero falar nada sobre eles para não dar spoilers).

Futurama também possui vários outros personagens interessantes, como Zapp Brannigan o membro mais famoso da Ordem Democrática dos Planetas e seu assistente Kif, que mais tarde vira namorado da Amy; Mãe, que possui um multimilionário complexo industrial de produções de robôs; O robô papai noel que aparece em todos os episódios natalinos que destrói quem não foi uma boa pessoa no ano; Calculon, o robô ator de novelas; Lrrr rei do planeta Omicron Persei 8 entre vários outros.

Mesmo sendo um ótimo desenho, Futurama nem sempre recebeu o reconhecimento merecido. Futurama foi cancelado não oficiamente depois da quarta temporada, isso aconteceu devido uma irregularidade de transmissão por causa de eventos esportivos, dificultando assim, os espectadores de saberem quando um episódio novo iria ao ar. Depois, a Cartoon Network comprou os direitos de Futurama por dez milhões de dólares e começou a reprisar as temporadas no bloco adult swim. Após o fim do contrato, os direitos de Futurama foram passados para a Comedy Central (emissora de South Park) e assim depois de muitas negocioções e enrola enrola, a quinta temporada voltou, mas não com episódios regulares, e sim como 4 filmes dividos em 4 partes de meia hora. Mais tarde, foi anunciada em 2009 uma nova temporada com 26 episódio e, depois, uma sétima com o mesmo número de episódios, sendo 13 episódios para serem transmitidos em 2012 e outros 13 em 2013. Pois é, todas as coisas boas tem seus altos e baixos, falaremos agora dos personagens:

Philip J. Fry: Protagonista da série, Fry é um rapaz que tem a inteligência um pouco abaixo da média, é melhor amigo de Bender e apaixonado por Leela, que não corresponde os mesmos sentimentos. É o Delivery Boy do Planet Express. Fry pode não ser muito esperto mas possui um grande coração.










Bender Bending Rodriguez: Apesar de não ser o principal, Bender é o personagem mais conhecido da série e o favorito por muitos fãs. Sofre com uma compulsividade por roubar e está sempre fumando e bebendo. Bender é conhecido pelo seu famoso bordão: "Bite my shiny metal ass" (morda minha bunda de metal brilhante na versão dublada). Bender é gerente de vendas e cozinheiro do Planet Express. Sua meta é destruir todos os humanos.






Turanga Leela: Leela é uma cíclope mutante, capitã da nave Planet Express. É amada por Fry apesar de não sentir os mesmo sentimentos por ele, vendo-o como apenas um bom amigo. Leela é a mais responsável da tripulação e é uma ótima lutadora.







Professor Hubert J. Farnsworth: Cientista, inventor e fundador da companhia de entregas Planet Express, surpreende, em quase todos os episódios, a sua tripulação com invenções malucas. Ás vezes, Farnsworth dá a impressão de não se importar com a sua tripulição, não hesitando de os mandar em missões extremamente perigosas. É um sobrinho distante e único parente vivo de Fry.





Hermes Conrad: É um Contador e burocrata jamaicano, é casado com sua mulher LeBarbara e tem um filho de 12 anos chamado Dwight. É impaciente a maioria das vezes, mas é muito responsável e dedicado com seu trabalho.








Amy Wong: Amy é uma marciana chinesa que é estagiária no Planet Express (apesar de Fanrsworth afirmar que a tem por perto apenas por ela possuir o mesmo tipo sanguíneo que o dele). Na maioria das vezes, Amy é promíscua e irresponsável, apesar de ser extremamente rica. Quando está brava, costuma xingar em chinês. Mais tarde assume uma relação séria com Kif, assistente do capitão de 25 estrelas, Zapp Brannigan.




Dr. John A. Zoidberg: Zoidberg é um médico meio polvo-lula-caranguejo da equipe Planet Express, apesar de ter conhecimento quase nulo sobre anatomia humana. É ignorado por praticamente todo mundo, inclusive pelos seus colegas de trabalho (apesar de possuir uma grande amizade secreta com Farnsworth). Costuma erguer um tipo de crista quando se sente ameaçado e correr como um caranguejo produzindo um estranho barulho quando faz alguma trapalhada.





Apesar de seus altos e baixos, Futurama é um desenho que já marcou a vida de muitas pessoas e que com certeza, ainda irá marcar.

2 comentários:

Lucols disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucols disse...
Este comentário foi removido pelo autor.