Páginas

12 de dez. de 2011

A Melancolia Que Haruhi Me Provoca

E mais uma postagem sobre anime que faço aqui. Este do qual falarei agora quebra a barreira da sanidade e até mesmo da realidade, sendo o mais próximo de Matrix que cheguei a ver em um anime.
Com vocês... a história sem pé nem cabeça de Suzumiya Haruhi no Yuutsu.




Não é difícil ver imagens dessa jovem mocinha em todo tipo de papel-de-parede ou banners de sites e blogs sobre o assunto. Sempre tive um pouco de curiosidade de saber afinal quem era Suzumiya Haruhi e sobre o qual assunto trataria sua série de origem, porque estava mais do que claro que a personagem era uma espécie de "mascote" do mundo Otaku.

Neste fim-de-semana matei minha curiosidade assistindo 19 episódios seguidos. E... eis a análise que preparei no final das contas:


TOTALMENTE "MINDFUCK" é a palavra que melhor se encaixa na descrição desta série. Sempre achei que depois de Death Note nunca mais veria um anime que fosse capaz de me fazer ficar de queixo caído apenas observando a história e vendo como coisas simples acabam sendo usadas das formas mais apelativas, surpreendendo de forma radical.
Com certeza o que mais vai dar trabalho nessa crítica serão os spoilers, dificílimos de esconder, já que todas as coisas mostradas servem para algo mais tarde, mesmo que a ordem dos episódios seja aleatória (tirando alguns que são sequenciais). Suzumiya Haruhi no Yuutsu não trata de um assunto diretamente voltado para o espectador, como o já mencionado Matrix, mesmo assim nos faz pensar muito sobre a realidade em que vivemos.

Kyon é o apelido do rapaz que nos narra a história, seu nome, curiosamente não é mencionado, mas com certeza não faz muita diferença. Sua vida começa a mudar drasticamente depois que ele entra no ensino médio e conhece no primeiro dia de aula a excêntrica e mandona Suzumiya Haruhi, que, apesar de bonita, sempre está sozinha, por alegar que não gosta de pessoas "normais" e que um dia vai poder conhecer personalidades fora do comum como Aliens, Viajantes do Tempo e Paranormais.
Mesmo sendo louca, Haruhi é muito carismática e logo nos acostumamos com ela, quanto a Kyon, ele é um protagonista fora do comum para o padrão dos animes que assisti até então, pense em um personagem colegial que não sangra o nariz ao ver garotas semi-nuas, responde diretamente as perguntas complicadas (mesmo que a maioria das respostas seja: -Não entendi nada), não sente vergonha ao falar com qualquer pessoa, não faz gestos exagerados ao perceber que disse besteira... enfim... é como uma pessoa normal... que se envolve com alguém extremamente anormal.
No meio de uma conversa, tentando convencer Haruhi de que o mundo é apenas formado pela ciência, Kyon acaba levando a garota a ter a ideia de montar uma espécie de clube, onde casos sobrenaturais são tratados (sim, como uma Devil May Cry) do qual ela vem a batizar mais tarde como SOS Dan (Brigada SOS-Dane-se o significado). Para usar uma sala do colégio como clube, é necessário provar que o clube a ser fundado será útil, convenientemente, na sala de Literatura há apenas uma garota, o que faz com que esta seja fechada por falta de membros, Haruhi faz um trato com a tal para usarem a sala em troca de mentir que são membros do clube de Literatura.
Yuki Nagato, a garota que cedeu a sala não parece se importar com o fato de Haruhi ser barulhenta e chata, sendo até mesmo aceita mais tarde como membro oficial do SOS Dan.
Mais tarde Haruhi aparece na companhia de uma menina do segundo ano chamada Mikuru Asahina, ela se torna mais um membro do clube.
E por fim, o misterioso Itsuki Koizumi, que entra de muito bom grado para o grupo.

Cada um dos três novos integrantes tem personalidades características bem variadas e escondem cada um um grande mistério, Nagato é completamente neutra, não esboça sentimentos e fala apenas o necessário;
Asahina é muito tímida, sente vergonha de quase tudo e todos, sendo ainda por cima atrapalhada, porém atenciosa e bonita;
Koizumi está sempre sorrindo e com os olhos semicerrados, ele é o mais relaxado, o que causa desconfiança em Kyon.
                                                          SPOOOOOOOOOOOILER

Os eventos que começam a ocorrer na trama variam de suspeitos até insanos, todos de certa forma relacionados a Haruhi, no entanto, a garota nunca é afetada por eles, muito menos desconfia que o mundo a sua volta está mudando de forma extraordinariamente anormal.
Muitas teorias começam a surgir sobre o que possa ser estes poderes que a menina possui, sempre alterando a realidade de acordo com seus sentimentos, uma destas teorias é que talvez tudo o que se conhece do mundo possa ter sido criado por ela, mas não conscientemente. O grande problema agora é que Haruhi está completamente entediada com a atual situação das coisas, e isso significa que o mundo como todos conhecem corre grande perigo, podendo desaparecer e ser recriado de acordo com as vontades da garota.


Com certeza... de tudo o que falei sobre este anime, nada chocou tanto quanto o que acabei de por aqui em cima... certo? Na verdade isto é apenas a ponta do Iceberg, porque Suzumiya Haruhi no Yuutsu é formado por fatos, como disse antes, nem todos o sepisódios são sequenciais, mas o que mais surpreende é que quando menos se espera estamos filosofando de uma forma completamente diferente do habitual, como:

*E se o mundo foi criado em apenas alguns anos e tudo o que sabemos simplesmente foi implantado na nossa cabeça?;

*Existem mais de uma realidade, com mais de uma história acontecendo sem que seja a minha?;

*E se os Déjà Vus que tive são, na verdade lembranças de um dia que se repetiu mais uma vez na minha vida?;

*Eu sou um Alien?;

*Será que o tempo já ficou parado o equivalente a décadas ou até mais do que isso, e depois voltou ao normal após anos e nem percebemos tal fenômeno?
   
Estas e outras perguntas "não" serão respondidas em Suzumiya Haruhi no Yuutsu, mas com certeza você terá algumas outras se começar a assistir.

- Eu posso te deletar durante o sono e você nem vai perceber! ^ ^

Este anime pode parecer palhaçada para muitos espectadores céticos, fanáticos religiosos, gente "normal" e até mesmo pessoas frescas que querem ver mais um repeteco. Claro que também  há quem simplesmente não vai se agradar com o jeitão de  Suzumiya Haruhi no Yuutsu por não se identificar na série ou por não gostar de ficção científica, mas isso é completamente comum e frequente.

O ponto é que muitas coisas começam a surgir em mente quando se assiste a esta série, sem falar que os personagens são bem carismáticos e muitas vezes engraçados (principalmente o Kyon e a Haruhi).

Para quem aceita verificar se o que disse é verdade e viver um pouco na mente de Nagaru Tonigawa (autor do Light Novel da série) deixo apenas a dica:

No episódio 12, começa o que se pode chamar de "teste de resistência", não quero dar detalhes para não estragar a surpresa, mas afirmo que você como espectador, sentado aí de boa, nunca pensou ter de passar por uma situação tão forçada (e por que não dizer exaustiva) na frente de seu computador/TV. Mas vale a pena. Tudo para poder ter um pequeno vislumbre do quão bem pensada foi a história desta trama.

...Tenha Medo...

Nenhum comentário: