Páginas

7 de dez. de 2011

...e é assim que começa o apocalipse zumbi!


Meu segundo post aqui, tomara que saia melhor do que o outro...

The Walking Dead é uma HQ (História em quadrinhos para quem não sabe) escrita por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore (substituído mais tarde por Charlie Adlar). A série gira em torno de um grupo de pessoas sobrevivendo em um mundo dominado por zumbis. CALMA. Essa idéia pode não parecer muito original, mas já vou falar o porquê de ser uma história de zumbis especial.
A série se centraliza no personagem Rick Grimes, um policial que, no meio de um tiroteio, é baleado e entra em coma, acordando num hospital vazio e depois descobrindo que o mundo está infestado por criaturas desmortas. (Quem já assistiu Extermínio, que para mim é o melhor filme de zumbis que existe, pode notar uma ligeira semelhança). Rick, depois de escapar de alguns desses monstros sedentos por carne humana, encontra Morgan e seu filho Duane, que explica como o mundo virou um caos de um dia pro outro, após isso, Rick decide ir a procura de sua família, apesar de Morgan tentar adverti-lo de não há muitas esperanças deles estarem vivos ainda. Mesmo assim, Rick parte para Atlanta, porque Morgan disse que há uma base militar para refugiados lá, mas quebra cara quando vê que a situação de lá não está muito diferente da sua cidade. Prestes a ser devorado vivo, Rick é resgatado por Glenn, que estava convenientemente na cidade para buscar suprimentos para o grupo de sobreviventes que ele faz parte. Mais tarde ele leva Rick para o local onde o grupo está acampado e lá, ironicamente, Rick encontra Lori, sua mulher e Carl, seu filho. (Que feliz coincidência não?)
Assim, a história de The Walking Dead toma rumo, levando seus personagens através de infelizes desventuras no qual não irei mencionar aqui para fazer não spoilers desnecessários.

Ok, agora você deve estar se perguntando do que adianta fazer um post sobre The Walking Dead sem contar a história dele. Se eu fosse o leitor aqui também estaria. O motivo principal de eu ter escolhido fazer esse post foi para apontar alguns detalhes que deixam The Walking Dead uma história de zumbis bem diferenciada , foi mais ou menos o que eu fiz com o post de Futurama.

O que mais chama atenção em The Walking Dead, é que a trama principal, não gira apenas em torno de zumbis, e sim na tentativa de um grupo de encontrar um lugar mais parecido com o mundo de antes e manter o seus estados psicológicos estáveis. Em muitas situações, nossos personagens se encontram em situações críticas envolvendo morte de pessoas próximas e escolhas perigosas que alguns julgam arriscadas pois estão a fim de conseguirem manter a sua sanidade mental, sua humanidade. Muitas vezes, eles passam por testes demasiados difíceis, tudo para conseguirem manter reunido o grupo e muitas vezes falham em encontrar o lugar ideal. Parece bem difícil não? (quero ver agora neguinho falando que adorariam que acontecesse um apocalipse zumbi ¬¬). Mas o mais difícil mesmo é para Rick, que assume por votação, a liderança do grupo e parece que para ele, as situações sempre pioram quando parecem estar melhorando. Em algumas vezes ele chega até mesmo a beirar a loucura. Já deu para perceber que The Walking Dead não se baseia apenas de explodir cérebros de mortos-vivos, mas também contém muita drama.

Em 2010, a HQ foi adaptada para série, estreada por Andrew Lincoln na pele de Rick Grimes. A série estreou no dia 31 de outubro (sim, propositalmente) e teve uma audiência de 5.35 milhões de telespectadores e foi muito bem aclamada pela crítica. Curiosamente, apesar do sucesso da primeira temporada, Frank Darabont (criador da série), demitiu todo o grupo de roteiristas contratando novos. Atualmente, a série está na segunda temporada que irá conter 13 episódios e tem uma terceira temporada anunciada. A série popularizou The Walking Dead e conquistou milhares de fãs, (apesar de eu achar a HQ bem melhor) mas é muito diferente da HQ, o que eu não acho muito bom.

Primeiro porque a HQ já possui uma ótima Plot que pode se facilmente transformada em roteiro.
Segundo pela diferenças de personagens. A HQ já possui o número suficiente, (tirando Daryl que é fodão) deixando assim, alguns personagens na série meio que desnecessários por assim dizer. Não estou dizendo que a série é ruim, muito pelo o contrário, a série cumpre perfeitamente o papel em demonstrar o sentimento dos personagens, que é essencial para a ela, e outra pelo ótimo elenco. Os atores são muito bons, alguns extremamente parecidos com a HQ, vide o Dale e o Glenn. Mas isso não quer dizer que ela não é capaz de melhorar.
De qualquer modo, The Walking Dead é uma HQ (que atualmente está no número 91) e série, que recomendo a todos, ainda mais pelo o fato dela conseguir ter "resgatado de vez" o universo zumbi que estava quase levantando-se da cova outra vez. (Pelo fato de ter ficado "enterrado" por vários anos, talvez por ele ser infamo por conter muitos filmes ruins, quem sabe...)







Nenhum comentário: